
Niterói - As chuvas que atingiram a cidade na noite deste sábado (19), exigiram ação imediata da administração municipal. Equipes da Prefeitura de Niterói foram às ruas para reduzir os impactos do temporal, com atuação coordenada da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser), da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) e da Defesa Civil.
Por medida preventiva, as sirenes de alerta foram acionadas em dois pontos da cidade: Morro do Boavista e Tenente Jardim, em função do alto volume de água. Não houve registro de ocorrências graves. Equipes do Samu, Assistência Social, Economia Solidária e Administrações Regionais foram deslocadas para os locais com o objetivo de orientar a população.
Alagamentos foram registrados em diversos bairros da cidade. Ainda com o temporal em andamento, as equipes da Seconser e da Clin iniciaram os trabalhos de limpeza de vias e desobstrução de bueiros. Mais de 50 servidores seguem atuando neste domingo (20) para acelerar o retorno à normalidade. A NitTrans também entrou em ação para minimizar os efeitos no trânsito da cidade.

Morador do Morro da Boa Vista, José Francisco de Lima relatou momentos de tensão durante a chuva.
“Foi muita água. As sirenes tocaram várias vezes. Eu só consegui voltar para casa depois de esperar mais de uma hora pela diminuição do nível da água no Ponto Cem Réis”, contou.
De acordo com o Centro de Monitoramento da Defesa Civil, os bairros com maior volume de chuva foram:
- Boa Vista, com 84 mm;
- Tenente Jardim, com 77,2 mm;
- Coronel Leôncio, com 67,8 mm.
A Defesa Civil de Niterói permanece em alerta e monitorando as condições do tempo. Em caso de emergência, a população pode acionar os seguintes canais: 199, (21) 2620-0199, ou (21) 96658-0604 (telefone emergencial).

Além disso, a Prefeitura oferece informações atualizadas 24 horas por dia pelo aplicativo Alerta DCNIT, por SMS (40199) e por meio de grupos de WhatsApp oficiais.
A Clin reforça que é fundamental respeitar os horários da coleta de lixo e não descartar resíduos de forma irregular, pois o lixo fora do lugar pode obstruir bueiros e agravar os alagamentos.

