
Niterói - A cidade de Niterói é repleta de grandes restaurantes, chefs e opções gastronômicas de primeira qualidade. Com isso, na época da Páscoa, os cardápios ganham cores e sabores especiais – preparados com carinho, exclusivamente para o período e destinado a agradar às famílias que costumam buscar novos pratos para confraternizar a ressurreição de Jesus com frutos do mar e ingredientes especialmente selecionados.
O restaurante Sagrado Mar, no Mercado Municipal de Niterói, é inspirado em Santorini, na Grécia, e apresenta o melhor da comida mediterrânea junto com a brasileira. “O prato principal da Páscoa será o Bacalhau à Lagareiro – que serve duas pessoas, e inclui batatas ao murro, lombo de bacalhau, azeitonas e, caso o cliente quiser, podemos incluir arroz com brócolis”, conta Márcio, e também serve apenas uma pessoa. O chef diz que, a partir desta páscoa, o cardápio incluiu a entrada de bolinho de bacalhau recheado com queijo canastra – dando um toque brasileiro no tradicional bolinho português. “Sempre tive vontade de abrir um restaurante. Me profissionalizei no ramo da gastronomia, me tornando chef e responsável pelo Sagrado Mar. Atualmente somos muito elogiados pelos clientes que consomem nossos pratos”, contou o chef Marcio Ferreira. “Trabalhamos muito com a cozinha criativa, então, no lombo de bacalhau, retiro toda a espinha e, a cada garfada, ele solta pétalas bem grandes. Todas as pessoas que comem nosso bacalhau dão um retorno muito positivo. Usamos produtos de extrema qualidade”, explicou, convidando os clientes a prestigiar o prato.
Outra ótima opção, que fica no segundo andar do Mercado Municipal de Niterói, é o charmoso bistrô e restaurante Tejo Bistrô, do proprietário português José António Fernandes Dias. Sua especialidade também é o Bacalhau à Lagareiro, com um estilo todo próprio na receita, resultando em explosão de sabores e uma degustação de qualidade. “É nossa dica. Um prato tradicional, acompanhado por batatinha portuguesa, brócolis, pimentão, muito alho, azeite, ovo e pimenta e gratinado no forno. Neste sábado teremos também como opção uma Caldeirada de Frutos do Mar e o famoso Bacalhau com Nata, que os nossos fregueses gostam muito”, contou ele, aproveitando para indicar uma sobremesa portuguesa que vai atrair os curiosos: a Baba de Camelo. “Esse doce é à base de ovo, doce de leite, amêndoa laminada e castanha. Outros doces que agradam são o Quindim e o Pastel de Coimbra”, explica Tejo.
Já o restaurante Laguna, em Itaipu, na Região Oceânica de Niterói, apresenta o Dourado Espalmado em Chama Aberto Com Molho de Moqueca de Camarão. “O prato foi inspirado na culinária caiçara e nos sabores que remetem à praia e à Lagoa de Itaipu. A ideia de espalmar o peixe e fazer em chama aberta, foi para obter um cozimento mais rápido e uniforme com um sabor defumado bem sutil, combinando com o tempero de ingredientes frescos e simples em sua essência. O molho de moqueca de camarão é feito com dendê do interior da Bahia e traz um sabor mais marcante trazendo um prato rico em sabor e história, que celebra a simplicidade e enaltece os ingredientes utilizados”, explica o chef Diogo Abercrombie, que atua ao lado de seu irmão Erick Abercrombie.
Eles também prepararam um prato especial no outro empreendimento da família, o restaurante El Leñador. É o Filé de Salmão Defumado. “A ideia veio depois de pesquisarmos sobre os métodos de conservação de alimentos nas regiões montanhosas e mais isoladas das cidades, encontramos o salmão defumado diversas vezes durante a pesquisa e resolvemos tentar. Fazemos uma cura de 4 horas utilizando ingredientes simples e levemente aromáticos, defumamos em baixa temperatura com lenha frutífera para trazer o sabor do defumado e manter o salmão suculento, finalizamos com um molho de geleia de pimenta caseira. Um prato rústico com sabor intenso e marcante”, completa Diogo.
O restaurante japonês Namajō indica o Combinado do Chef, um prato especial com cinquenta peças, como informa a proprietária Marina Paysan Ludgero Corrêa. “É uma seleção especial para quem valoriza variedade e qualidade. O Combinado do Chef é uma experiência surpresa, cuidadosamente elaborada com as melhores criações do nosso sushiman”, contou ela, informando que a chef da casa é Gabrielle Oliveira. “Um prato perfeito para confraternizar descobrindo novos sabores e se surpreender a cada peça”, conclui Marina.
No restaurante Malbek, do proprietário Sandro Pietrobelli que fica localizado no Jardim Icaraí, o chef Thiago Viana preparou uma sugestão de prato individual: Risoto de Açafrão com Vieiras. “A inspiração surgiu durante um dos nossos jantares harmonizados, que realizamos mensalmente aqui no restaurante. Em uma dessas edições, o chef apresentou esse risoto e o sucesso foi absoluto, por isso resolvemos trazê-lo para o menu especial”, contou Sandro.
Agora, com as melhores sugestões da época, é só escolher o cardápio e ir prestigiar a gastronomia de Niterói – uma das mais variadas e especiais do Brasil. Boa Semana Santa a todos.
- SERVIÇO:
- Malbek – R. Cinco de Julho, 305 – Icaraí, Niterói – Telefone: (21) 3587-8680 | @restaurantemalbek
- Sagrado Mar – Mercado Municipal de Niterói – Av. Feliciano Sodré, 488 – loja 213 – São Lourenço, Niterói – Telefone: (21) 97617-3247 | @sagradomarniteroi
- Tejo – Mercado Municipal de Niterói – Av. Feliciano Sodré, 488 – loja 209 – São Lourenço, Niterói – Telefone: (21) 2828-1023 | @tejobistro
- Laguna – Alameda José Otto Ribeiro Sobral, 60 – Itaipu, Niterói – Telefone: (21) 3492-4431 | @lagunaitaipuoficial
- El Leñador – Av. Central Ewerton Xavier, 3638 – Itaipu, Niterói – Telefone: (21) 99395-4495 | @ellenadorsteakhouse
- Namajō – Unidade São Francisco – Av. Quintino Bocaiuva, 151 loja 102 – São Francisco, Niterói – (21) 2714-9872. Unidade Pendotiba – Estrada Caetano Monteiro, 1650 – Pendotiba, Niterói – (21) 3254-9928 | @namajo.oficial