Niterói - O bairro Maravista, em Itaipu, Região Oceânica de Niterói, enfrentou um sério problema de saneamento há mais de dez dias, sem qualquer resposta efetiva por parte da concessionária Águas de Niterói. Um grande vazamento de esgoto tomou conta da calçada na altura da Rua Zilmar de Oliveira, número 69, trazendo consequências alarmantes para os moradores da região.
Além do mau cheiro insuportável, que afeta diretamente a qualidade de vida, os moradores relatam que suas cisternas foram contaminadas pelo vazamento, tornando inviável o uso da água armazenada. Mesmo com inúmeras reclamações protocoladas e denúncias feitas nas redes sociais, nenhuma providência havia sido tomada até o momento. A situação vinha se agravando a cada dia, transformando-se em uma verdadeira ameaça à saúde pública.
A reportagem do cidadedeniteroi.com, procurada por uma moradora afetada no local, pediu nesta manhã (16) esclarecimentos à concessionária responsável pelo saneamento na cidade, Águas de Niterói, que nos respondeu informando o envio de uma equipe ao local para verificar a situação.
No local três engenheiros da empresa Hydra Engenharia, responsável pelas obras na rua, um funcionário da Águas de Niterói e um mestre de obras atuaram no local inclusive com uma retroescavadeira, e encontraram o problema que atormentava a vida de moradores no local. (Vídeo abaixo).
A moradora Cássia Gentil informou à reportagem, que o problema encontrado pela junta técnica que se formou hoje à tarde no local, era uma rede de esgoto antiga que estava provocando retorno para dentro das casas.
Especialistas alertam que a exposição prolongada ao esgoto pode provocar doenças graves, como infecções gastrointestinais e problemas respiratórios.
A empresa responsável pelas obras da prefeitura na rua Hydra Engenharia, foi procurada e até o fechamento da reportagem não havia se pronunciado sobre o caso.