Educação

Niterói entrega nova biblioteca escolar com acervo ampliado

A Escola Paulo Freire no Fonseca agora conta com uma biblioteca moderna, focada em incentivar a leitura com novo mobiliário.

Foto: Guto Rodriguez / Divulgação Prefeitura de Niterói
Foto: Guto Rodriguez / Divulgação Prefeitura de Niterói

Niterói - A Prefeitura de Niterói reinaugurou, nesta semana, a biblioteca escolar da Escola Municipal Paulo Freire, localizada no bairro do Fonseca, na Zona Norte da cidade. Totalmente reformulado, o espaço agora recebe o nome da escritora Conceição Evaristo e foi projetado para acolher com conforto os mais de 600 alunos da unidade, incentivando o gosto pela leitura desde os primeiros anos do ensino fundamental.

O novo ambiente conta com mobiliário moderno, ar-condicionado, almofadas, puffs, tatames, mesas de leitura, estantes acessíveis e um acervo ampliado com mais de 300 novos títulos literários, somando-se aos já existentes. A iniciativa integra o plano da Secretaria e da Fundação Municipal de Educação de Niterói para promover a alfabetização e o letramento em todas as etapas da vida escolar.

Espaço que inspira o conhecimento

Durante a cerimônia de inauguração, o secretário municipal de Educação, Bira Marques, celebrou o novo espaço e destacou o papel transformador da leitura:

“A leitura é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento de cidadãos críticos e conscientes. Como alguém que veio da escola pública, sei como espaços como esse impactam vidas. Mesmo em tempos digitais, o livro continua sendo uma ponte para o conhecimento e para a imaginação”, afirmou.

Foto: Guto Rodriguez / Divulgação Prefeitura de Niterói

Homenagem à literatura negra e periférica

A biblioteca leva o nome de Conceição Evaristo, uma das mais importantes autoras da literatura contemporânea brasileira. Suas obras, que abordam temas como racismo, feminismo e identidade da mulher negra, são reconhecidas por sua profundidade social e poética. A escolha do nome reforça o compromisso da escola com uma educação antirracista e plural.

Foto: Guto Rodriguez / Divulgação Prefeitura de Niterói

Niterói amplia investimento em bibliotecas escolares

Desde 2023, a Rede Municipal de Educação de Niterói já foi contemplada com a entrega de mais de 25 mil livros, além de novos equipamentos e mobiliários para modernização de suas bibliotecas. Outras unidades já receberam espaços renovados, como as escolas Altivo Cesar (Barreto), Vila Costa Monteiro (Ititioca) e Sítio do Ipê (Maria Paula).

Além das bibliotecas escolares, a cidade também oferece Salas de Leitura em todas as UMEIs e escolas da rede, além de manter as Bibliotecas Populares de Niterói, presentes em bairros como Centro, Fonseca, Barreto, Icaraí, Jurujuba e Ilha da Conceição.