
Rio de Janeiro - O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro apresenta uma nova agenda de atrações para abril, dentro do projeto CCBB Educativo – Lugares de Culturas. As atividades foram pensadas para proporcionar uma imersão artística e educativa com foco nas exposições “Finca-pé: Estórias da Terra”, de Antonio Obá, e “Arte Subdesenvolvida”, além de destacar o acervo arquitetônico e patrimonial do Museu BB.
Laboratório de Arte: natureza, som e identidade
A atividade Texturas da Natureza, inspirada em Antonio Obá, convida crianças a partir de 5 anos e suas famílias a explorarem elementos naturais como folhas e galhos por meio da técnica de frotagem com carvão vegetal. As sessões ocorrem aos sábados e feriados, às 15h e 17h, e aos domingos, às 11h, 15h e 17h.
Aos visitantes a partir de 7 anos, a atração Luz, Câmera e Som! mergulha no universo do Cinema Novo, permitindo criar sonoplastias e trilhas musicais para cenas clássicas.
Já o ateliê Meu mundo é assim apresenta o universo do estêncil, usado na exposição “Arte Subdesenvolvida”, para que o público crie composições colaborativas com arte urbana.
Atividades interativas no térreo: expressão e reflexão
Duas novas estações interativas foram instaladas no térreo do CCBB, voltadas para maiores de 12 anos:
- O que nos falta? – Os visitantes são convidados a expressar seus desejos e aspirações por meio de cartazes que compõem um mural coletivo, refletindo sobre a potência do desejo humano.
Segunda, quinta e sexta: 11h às 18h | Quarta: 11h às 13h. - Vale Quanto Pesa? – A partir de roupas com pesos variados, o público vivencia o impacto simbólico de palavras e responsabilidades do dia a dia em uma caminhada sensorial.
Mesmos horários da estação acima.
Hora do Conto: tradição oral e literatura
Aos finais de semana e feriados, às 14h, a programação da Hora do Conto leva o público para dentro de histórias inspiradas nas exposições em cartaz. Destaque para:
- Memórias fabulosas: contos da Ribeira – Narrativas baseadas em Graciliano Ramos, em um mergulho poético pelo sertão alagoano.
- O menino e o campo – Inspirado em “Chupim”, de Itamar Vieira Junior, conta a história de Julim e sua empatia pelos pássaros, mesmo quando vistos como ameaça.
Acessibilidade e inclusão
Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o projeto oferece visitas mediadas cognitivas aos domingos, das 8h às 9h, com agendamento prévio pelo e-mail [email protected].
Serviço – CCBB Educativo Rio de Janeiro
- Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – RJ
- Data: Durante o mês de abril
- Horários: Atividades variam conforme o dia e a faixa etária
- Entrada gratuita
- Para mais informações sobre os dias e horários de todas as atividades, consulte o site https://ccbb.com.br/rio-de-janeiro/ccbb-educativo