Rio de Janeiro - O Porto do Rio de Janeiro deu um passo estratégico para se consolidar como um dos principais hubs logísticos do país. No dia 1º de abril, a Capitania dos Portos do Rio homologou a finalização da obra de dragagem do Canal Principal, que aumentou a profundidade do acesso marítimo de 15 metros para 16,2 metros. Com isso, o calado operacional foi ampliado para 15,30 metros, elevando significativamente a capacidade de movimentação de cargas.
Com um investimento de R$ 163 milhões, a modernização foi conduzida pela PortosRio e promete impactos positivos para toda a cadeia de comércio exterior. Os dois terminais de contêineres do porto – Rio Brasil Terminal e MultiRio – agora poderão operar navios maiores, com potencial de transportar até 700 TEUs adicionais por embarcação.
A nova estrutura permite a operação segura de embarcações de grande porte, como os navios da classe New Panamax, que possuem até 366 metros de comprimento e capacidade próxima a 15 mil TEUs. Isso coloca o porto no mesmo nível dos principais terminais internacionais, prontos para atender às crescentes demandas do comércio marítimo global.
“Estamos comprometidos em modernizar e ampliar a infraestrutura do Porto do Rio de Janeiro, garantindo que ele continue sendo um dos principais polos de comércio internacional do Brasil. São investimentos essenciais para aumentar a competitividade do porto e apoiar o crescimento econômico da região e do país”, destacou Francisco Martins, diretor-presidente da PortosRio.
Outro avanço importante foi a atualização dos sinais náuticos, que agora permitem manobras seguras de navios com dimensões maiores. Essa medida reforça a segurança operacional e amplia a atratividade do terminal para grandes armadores internacionais.