Rio Bonito - A viação São Geraldo, tradicional empresa de transporte público em Rio Bonito, comunicou oficialmente à Prefeitura do município que encerrará suas atividades até o dia 30 de abril de 2025, deixando de operar 27 linhas municipais. A medida preocupa trabalhadores e usuários do transporte coletivo, já que a empresa não informou qual será o destino de seus 58 funcionários.
Segundo a São Geraldo, o colapso financeiro se deve ao não repasse dos recursos referentes à gratuidade no transporte escolar da rede municipal há mais de três anos, além da ausência de reajuste tarifário desde 2023. A empresa alega que manter o serviço tornou-se economicamente inviável.
“Caso não seja regularizada ainda no mês de abril de 2025, a prestação do serviço será interrompida por força da impossibilidade econômica de sua manutenção”, informou o comunicado oficial da viação, assinado pelo advogado Luciano Oliveira Aragão.
Sindicato convoca assembleia para garantir direitos trabalhistas
Diante do cenário de incerteza, o Sindicato dos Rodoviários de Niterói a Arraial do Cabo (Sintronac) marcou uma assembleia urgente para a próxima quarta-feira (9/4), às 10h, na sede do sindicato em Rio Bonito. O objetivo é assegurar os direitos trabalhistas dos profissionais afetados pela paralisação das atividades.
“Os rodoviários não têm nada a ver com os problemas entre empresa e Prefeitura. São trabalhadores que honraram seus compromissos, têm famílias para sustentar e, por isso, marcamos uma assembleia para definir os próximos passos para assegurar os direitos de todos”, afirmou Rubens dos Santos Oliveira, presidente do Sintronac.