Tecnologia Cell Broadcast foi utilizada para avisar população sobre risco de enxurradas em Guapimirim | Divulgação
Tecnologia Cell Broadcast foi utilizada para avisar população sobre risco de enxurradas em Guapimirim | Divulgação

Rio de Janeiro - A Secretaria de Estado de Defesa Civil do Rio de Janeiro (SEDEC-RJ) utilizou pela primeira vez, nesta terça-feira (1º de abril), o sistema de alerta extremo via Cell Broadcast no estado. A mensagem de emergência foi enviada diretamente aos celulares da população de Guapimirim, na Baixada Fluminense, alertando sobre risco iminente de enxurradas. (Vídeo abaixo)

A tecnologia usada no Defesa Civil Alerta RJ faz parte de um sistema inovador, capaz de interromper qualquer função em execução nos smartphones para exibir a mensagem de risco, acompanhada de um som característico. Esse sistema é compatível com a maioria dos celulares lançados após 2020, e já vem ativado de fábrica.

O alerta foi disparado às 14h45, após o monitoramento de chuvas intensas na cabeceira do Rio Soberbo, na Serra dos Órgãos, registrar precipitação de 26,2 mm em apenas 15 minutos. A situação colocou em risco frequentadores de poços e cachoeiras da região, e a Defesa Civil Municipal de Guapimirim acionou apoio estadual para ampliar a resposta preventiva.

Como funciona o sistema Defesa Civil Alerta

O Defesa Civil Alerta opera com dois níveis principais:

  • Alerta Severo: quando há riscos com tempo hábil para adoção de medidas preventivas;
  • Alerta Extremo: disparado em situações de perigo imediato, exigindo ação urgente da população.

Segundo a SEDEC-RJ, essa ferramenta tecnológica é estratégica para ampliar a capacidade de prevenção de desastres naturais, como enchentes e deslizamentos, protegendo vidas por meio da comunicação em tempo real.

“A tecnologia é uma aliada fundamental na prevenção de tragédias. Cada cidadão tem um papel importante ao seguir as orientações e compartilhar as informações com familiares e vizinhos”, destacou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Tarciso Salles.

Riscos de chuvas intensas continuam no RJ

De acordo com o CEMADEN-RJ (Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais), a instabilidade atmosférica permanece sobre o estado, com núcleos de chuva de intensidade moderada a forte atingindo a Região Metropolitana, Baixada Fluminense, Sul Fluminense e a Serra.

A previsão aponta para pancadas isoladas de chuva acompanhadas de raios ao longo das próximas horas. Veja os principais riscos em curso:

  • Risco hidrológico muito alto: Guapimirim
  • Risco hidrológico alto: Porto Real, Quatis e Barra Mansa
  • Risco hidrológico moderado: Capital, Baixada Litorânea e Região Serrana
  • Risco de deslizamentos moderado: Teresópolis, Cachoeiras de Macacu e partes da capital

Em caso de alterações, o sistema da Defesa Civil Estadual será atualizado e novos alertas serão enviados automaticamente às áreas afetadas.