Rio de Janeiro - Para garantir que a folia seja segura dentro e fora da avenida, a Ecoponte, concessionária da Ponte Rio-Niterói, irá promover uma ação especial de Carnaval no dia 25/02 (terça), das 8h às 10h, após a praça de pedágio, sentido Niterói. Com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a iniciativa tem como objetivo alertar motoristas e pedestres sobre a importância de atitudes responsáveis no trânsito durante o feriado.
Em conjunto com Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran-RJ), Águas de Niterói e Lei Seca, a Ecoponte promete uma programação com atividades interativas para chamar atenção dos motoristas de forma leve e educativa. Entre as experiências, os participantes poderão utilizar o simulador de impacto, que reproduz a força de uma colisão frontal e reforça a importância do cinto de segurança.
Outra ativação, promovida pelo Detran-RJ, simulará a direção sob efeito de álcool, alterando os reflexos e a percepção de espaço, mostrando na prática os riscos de dirigir embriagado. Ainda no mesmo dia, a concessionária Águas de Niterói distribuirá materiais educativos e exibirá peças que demonstram os impactos do descarte irregular de lixo no meio ambiente – como uma pedra de gordura.
Já a equipe da Lei Seca, trará vítimas de acidentes de trânsito para compartilhar relatos e alertar sobre os riscos da imprudência no volante. Além das atividades, motoristas também serão contemplados com brindes exclusivos e temáticos – para entrar na avenida em ritmo de Carnaval. De acordo com Júlio Amorim, Diretor Superintendente da Ecoponte, a iniciativa busca não só incentivar práticas mais conscientes, mas principalmente, cuidar de pessoas.
“Nosso compromisso em cuidar dos nossos motoristas vai muito além da rodovia. Mais do que informar, queremos gerar reflexão sobre temas essenciais, como a segurança no trânsito e a preservação ambiental. Iniciativas como essa, apoiadas por parceiros que são referências em suas áreas, contribuem para tornarmos nossa sociedade ainda mais responsável e sustentável”, disse.