
Rio de Janeiro - Motoristas enfrentaram grandes congestionamentos na Alameda São Boaventura, no Fonseca, em Niterói, na manhã desta segunda-feira (17). A lentidão chegou a mais de uma hora para a travessia da via, resultando em atrasos e reclamações dos condutores.
O transtorno foi causado pelo fechamento de uma das faixas da rampa de acesso à Ponte Rio-Niterói, no sentido Rio, em um teste realizado pela concessionária Ecoponte. A medida, segundo a empresa, busca avaliar se a restrição pode melhorar o fluxo de veículos na ponte durante o horário de pico.
“A Ecoponte, em caráter de teste, fechou uma das faixas da rampa de acesso da Alameda São Boaventura, no sentido Rio, da Ponte Rio-Niterói. A medida visa observar se o tráfego na Ponte vai sofrer melhorias no horário de pico.” informou a Ecoponte ao cidadedeniteroi.com.
Medida não foi bem recebida por motoristas
A decisão gerou forte insatisfação entre motoristas e passageiros, que criticaram a piora na fluidez do trânsito. O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, também se manifestou contra a iniciativa, destacando que a cidade já sofre com a saturação da Ponte Rio-Niterói e que mudanças como essa só prejudicam ainda mais a mobilidade na Região Metropolitana.
“Sabemos que a Ponte Rio-Niterói já está saturada e que a Linha 3 do metrô é uma necessidade urgente. Por isso, estamos cobrando e colaborando com os governos estadual e federal para viabilizá-la. No entanto, também é possível melhorar a operação diária do trânsito na ponte. O que não pode acontecer é uma situação como essa: fechar uma faixa e deixar apenas a da esquerda para o acesso à ponte. Isso prejudica Niterói, São Gonçalo e outras cidades da região”, declarou Rodrigo Neves.
A Ecoponte ainda não informou se o teste será mantido ou revisto diante da repercussão negativa, e disse apenas, que a equipe operacional está analisando o impacto.