São Gonçalo - Um posto de combustíveis irregular, que opera sob bandeira falsa, vendia gasolina adulterada e aplicava fraudes na bomba de abastecimento, foi interditado na manhã desta terça-feira (11) em Colubandê, São Gonçalo, durante uma ação da força-tarefa do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Além dessas irregularidades, o estabelecimento é acusado de utilizar ligações clandestinas de energia e água e não possuía licença municipal para funcionamento.
Posto lacrado e responsável detida
Durante a fiscalização, os agentes constataram que as bombas registravam um volume maior de combustível do que realmente era fornecido aos clientes, caracterizando fraude contra o consumidor. O local foi imediatamente interditado, e as bombas foram lacradas.
A responsável pelo estabelecimento foi conduzida para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), onde responderá pelos crimes ambientais e de consumo.
Irregularidades ambientais
Técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) autuaram o posto por uso irregular de água, pois a captação era feita por um poço clandestino, sem licença ambiental. Esse tipo de fornecimento pode representar riscos à saúde, caso a água seja consumida.
Além disso, o posto também não possuía autorização do Corpo de Bombeiros, um requisito fundamental para a segurança da operação.
Força-tarefa segue com fiscalizações
A operação contou com a participação de diversos órgãos, incluindo:
✅ Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor
✅ Procon-RJ
✅ Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)
✅ Polícia Militar
✅ Concessionárias de serviços públicos
Além do posto interditado em Colubandê, outros três estabelecimentos também foram vistoriados na mesma ação. O objetivo da força-tarefa é coibir práticas ilegais e garantir a segurança dos consumidores que abastecem seus veículos na região.