Esportes

Niterói terá representante no Circuito Mundial de Tênis de Mesa

Niterói será representada no Circuito Mundial de Tênis de Mesa por Gabriel Mataruna, atleta paralímpico da Faspar/CT Niterói.

O atleta paralímpico Gabriel Mataruna | Divulgação
O atleta paralímpico Gabriel Mataruna | Divulgação

Niterói - Niterói terá um representante no Circuito Mundial de Tênis de Mesa. O atleta paralímpico Gabriel Mataruna, representante da Faspar/CT Niterói, conquistou a vaga no ITTF World Para Challenger São Paulo 2025, ao ganhar a seletiva disputada na última sexta-feira (7), no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP).

A competição é uma das etapas do Circuito Mundial de Tênis de Mesa, contando pontos para o ranking mundial, que serve como forma de classificação para competições como os Jogos Parapan-Americanos de Lima 2027 e os Jogos Paralímpicos de Los Angeles 2028.

Gabriel Mataruna tem 34 anos e é o segundo colocado do ranking nacional da classe 3, uma das classes de cadeirantes na modalidade. Atleta da Faspar/CT Niterói desde 2024 e foi campeão de cinco etapas do calendário nacional de tênis de mesa na última temporada.

Ele treina na AABB Niterói, com a técnica Valesca Maranhão, ex-atleta da Seleção Brasileira e atual número 1 do ranking nacional feminino, que também defende as cores da Faspar/CT Niterói. Ambos são apoiados pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

Na seletiva, Mataruna venceu atletas com grande experiência nacional e internacional. Caso do catarinense Jean Padilha, do Mampituba-SC, que já disputou diversos eventos do Circuito Mundial em sua carreira.

“Estou muito feliz! Fiz tudo o que treinamos em Niterói nesta Seletiva. No jogo contra o Jean, saquei sempre curto no pino do adversário e deu certo. E assim conquistamos essa vaga no Circuito Mundial. Estou até rouco de tanto comemorar”, disse o atleta, após garantir a vaga.