![Solar do Jambeiro | Arquivo Solar do Jambeiro | Arquivo](https://cidadedeniteroi.com/wp-content/uploads/2021/11/solar-do-jambeiro-niteroi.jpg)
Niterói - Um dos espaços culturais mais importantes de Niterói, o Solar do Jambeiro, também conhecido como Palacete Bartholdy, em São Domingos, se tornou um espaço vivo do saber, do conhecimento e do debate democrático em todos áreas culturais e históricas. É administrado pela Fundação de Arte de Niterói e é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.
A transformação deste espaço cultural recomeça em plena pandemia da Covid 19, em 2021, ao assumir como Diretor Lula Bastos, abriu o espaço para várias atividades culturais, jovens músicos, o projeto Troca em Cenas, sobre a memória do Teatro e os artistas da cidade.
Lula Bastos afirma que o Solar se abriu para a diversidade cultural, artística, com o compromisso de ser um espaço da Memória Cultural da cidade, para diversidade artística e ampliar os conceitos de arte e cultura, com apresentações, palestras, oficinas e debates. Ele ressalta a importância da equipe sempre presente e profissional, que citando Gigi e Denise, destaca todos.
Uma das mais importantes iniciativas no Jambeiro, Lula lembra do projeto voltado para as crianças autistas, em parceria com a Biblioteca Flora Carolina e a UFF e também ações sobre a memória política supra partidária sobre os 100 anos de Brizola e o centenário de Darcy Ribeiro.
Palestras sobre a Ditadura com Arruda Calado, sobre a fusão do jazz com o samba com José Maria Flores, sobre Literatura e Teatro com Marcos Guaiba e o BRICS com Guilherme Basto Lima.
As atividades do Solar do Jambeiro sempre atenderam todas as faixas etárias, destaca Lula, como o Projeto Jambeiro Toca com cantores, instrumentistas e bandas iniciantes, lançamentos de filmes como “A Era Vargas!”, “Exposição Brasil Portugal!”; o Jambeiro Brincante e Feira Atípica, com contação de histórias, peças infantis e jogos criativos; oficinas e apresentações teatrais; ciclo de Leitura Dramatizada. Abriga também o Projeto Memória do Jornalismo Fluminense do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro.
Para Lula, um trabalho também significativo foi a parceria com a Grota para concertos de música de Câmara, grupos de samba e choro e oficinas instrumentais. Esta diversidade passa por apresentação de capoeiras com o mestre Paulão, o encontro LGBTQIA+.
De acordo com Lula, além das atividades culturais, o Solar pela sua importância arquitetônica, histórica e paisagística, recebe pesquisadores e turistas interessados na beleza e detalhes de sua construção em 1872.