Cidade

Niterói proíbe caminhões e ônibus parados na orla da Boa Viagem

Niterói proíbe estacionamento de ônibus na orla da Boa Viagem. Conheça a medida adotada para preservar a área turística.

Foto: Lucas Benevides
Foto: Lucas Benevides

Niterói - A Prefeitura de Niterói anunciou, por meio do Decreto nº 66/2025, a proibição de estacionamento de caminhões e ônibus fretados ao longo da Avenida Milton Tavares de Souza, que conecta os bairros do Gragoatá e Ingá e margeia a orla da Boa Viagem. A medida, publicada no Diário Oficial do Município na última quinta-feira (16), busca preservar a organização e o fluxo de pedestres em uma das áreas turísticas mais icônicas da cidade.


Motivos para a proibição

A decisão foi tomada em função de diversos fatores, incluindo:

  • O aumento do fluxo de pedestres e turistas na Ilha da Boa Viagem, que está novamente aberta à visitação;
  • A necessidade de preservar a paisagem e o ambiente da orla, que é um ponto de interesse turístico e de lazer para moradores e visitantes.

“Não tinha como permitir isso. Ficava um verdadeiro paredão de ônibus impedindo a orla da frente marítima da cidade. Esses ônibus comprometiam completamente a orla e a paisagem belíssima de Niterói. As universidades têm seus estacionamentos, suas áreas, e podem receber esses ônibus, o que não pode é ficar mais na orla”, afirmou o prefeito Rodrigo Neves.


Impacto e fiscalização

A medida afeta principalmente ônibus fretados que transportam universitários de outros municípios, os quais utilizavam a área para estacionar. Com a nova regra, será necessário buscar alternativas adequadas para o estacionamento, como as áreas internas das universidades.

A fiscalização será intensificada na região, com agentes da Guarda Municipal e da NitTrans garantindo o cumprimento da proibição e ordenamento do trânsito local.