Niterói - Com a divulgação das notas do Enem 2024, diversos talentos chamaram atenção nacionalmente. Entre eles, está Ana Clara Meirelles, aluna da 3ª série do Ensino Médio em Niterói, que acertou as 45 questões da prova de Matemática, conquistando a nota 961,9. Ao receber o resultado, a jovem ficou emocionada e, inicialmente, teve dificuldade em acreditar no desempenho excepcional. Isso a levou a revisar o resultado várias vezes antes de compartilhá-lo com a família, que celebrou a conquista com grande entusiasmo.
A performance de Ana Clara ganha ainda mais destaque em um ano marcado pela redução na média nacional da prova de Matemática e suas Tecnologias, que foi de apenas 529 pontos, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização do Enem.
Estudante do La Salle Abel desde o 1º ano do Ensino Fundamental, a jovem também se destacou na redação, ao obter 920 pontos. O resultado é reflexo de uma rotina de estudos dedicada e estratégica. “Sempre anotava o máximo do que os professores falavam, pois é o método que mais me auxilia a lembrar depois. A minha turma era bem estudiosa e nós fazíamos exercícios dos exames anteriores. Durante as tardes, priorizava as matérias com mais peso para a área que quero seguir, como Matemática e Ciências da Natureza”, compartilha Ana Clara, que planeja cursar Engenharia Química.
Além de se destacar nas atividades escolares, a aluna participou do programa de Dupla Diplomação oferecido pelo colégio, que possibilita aos estudantes obterem simultaneamente um diploma nacional e outro internacional. Nesse programa ela teve o primeiro contato com temas relacionados à carreira desejada. “A primeira matéria que fiz na Dupla Diplomação foi Engenharia, e foi uma experiência muito bacana, que realmente cultivou esse interesse em mim”, recorda.
O suporte do colégio desempenhou um papel importante na trajetória da estudante. “O La Salle Abel sempre me incentivou e disponibilizou os recursos de que eu precisava, além de contar com professores que foram uma grande rede de apoio”, destaca Ana Clara.
Durante o período de inscrições do SISU, a instituição também promove o “Plantão SISU”, a fim de orientar os vestibulandos com estratégias para realizar as inscrições de forma eficaz.