Cidade

Prefeitura de Niterói altera pontos das vans intermunicipais; confira

Saiba mais sobre as alterações nos pontos finais das vans intermunicipais em Niterói. Leia e entenda como isso afeta a sua circulação.

Foto: Bruno Eduardo Alves
Foto: Bruno Eduardo Alves

Niterói - A partir deste sábado, dia 18 de janeiro, a Prefeitura de Niterói implementará mudanças nos pontos finais das vans intermunicipais no Centro da cidade. O objetivo é melhorar a circulação, facilitar o acesso aos usuários e reorganizar o fluxo de trânsito na região central.

Novos pontos de parada

As mudanças envolvem a transferência dos pontos finais das vans que antes estavam localizados no final da Avenida Visconde do Rio Branco para as ruas São Pedro e Doutor Fróes da Cruz, conforme o trajeto das linhas.

Foto: Bruno Eduardo Alves

Rua São Pedro

Os novos pontos de parada na Rua São Pedro serão destinados às linhas que utilizam a Rodovia Governador Mário Covas (BR-101). O trecho entre as ruas Maestro Felício Toledo e Barão do Amazonas terá o sentido de circulação invertido para facilitar o embarque e desembarque. As linhas afetadas incluem:

  • M507: Apolo III – Niterói
  • M538: Duque de Caxias – Niterói
  • M540: Itambi – Niterói
  • M546: Magé – Niterói
  • M551: Niterói – Portão do Rosa
  • M552: Niterói – Rio Bonito
  • M55: Niterói – Venda das Pedras

Rua Doutor Fróes da Cruz

As linhas que operam pela Alameda São Boaventura (RJ-104) agora terão como ponto final a Rua Doutor Fróes da Cruz. As linhas impactadas incluem:

  • M503: Alcântara – Niterói
  • M543: Jóquei Clube – Niterói
  • M548: Maricá – Niterói
  • M544: Niterói – Várzea das Moças

Razões e benefícios da mudança

Segundo o presidente da NitTrans, Nelson Godá, a alteração tem como objetivo melhorar a acessibilidade dos passageiros que utilizam o transporte intermunicipal, além de facilitar o fluxo na área central. “Essa alteração dos pontos de embarque e desembarque das vans intermunicipais visa dar mais acessibilidade para os passageiros que se utilizam deste transporte, facilitando sua circulação pela área central da cidade. A NitTrans vai orientar os passageiros sobre a mudança bem como, em parceria com outras secretarias, desenvolver ações no entorno dos novos pontos”, afirmou.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Revitalização do Centro, Fabiano Gonçalves, destacou que a transferência dos pontos visa reduzir congestionamentos na Rua Feliciano Sodré e requalificar a região. Ele afirmou que equipes de diversas áreas, incluindo Segurança Pública, PROEIS, Assistência Social, NitTrans, Clin e Seconser, estarão mobilizadas para apoiar a mudança.

“Os pontos de vans que estavam localizados na Avenida Visconde do Rio Branco foram transferidos devido às obras na região. A nova localização vai ajudar a reduzir o congestionamento na Rua Feliciano Sodré. Para assegurar o bom andamento dessa mudança, equipes de Segurança Pública, PROEIS, Assistência Social, NitTrans, Clin e Seconser vão atuar nas imediações. Essa alteração vai promover uma requalificação da região e contribuir para a melhoria na fluidez do tráfego, além de promover a descentralização do fluxo de pessoas e veículos. A presença das equipes de apoio nas proximidades será fundamental para o sucesso dessa mudança, assegurando que tudo ocorra de maneira organizada e eficiente”, ressaltou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Revitalização do Centro, Fabiano Gonçalves.

Divulgação/Prefeitura de Niterói

Acompanhamento e ajustes

A NitTrans realizará um monitoramento contínuo dos novos pontos de parada durante os primeiros meses para avaliar os impactos e fazer ajustes, caso necessário.

Essa reorganização é parte de um conjunto de ações voltadas para revitalizar o Centro de Niterói e garantir mais eficiência na mobilidade urbana da cidade.