Trânsito

Feriado: mais de 678 mil veículos devem passar pela Ponte Rio-Niterói

Feriado de São Sebastião: Previsão de mais de 678 mil veículos atravessando a Ponte Rio-Niterói. Confira os detalhes e dicas de segurança.

Fluxo intenso já era registrado na tarde desta sexta-feira (17) no sentido Niterói. Foto: Ecoponte
Fluxo intenso já era registrado na tarde desta sexta-feira (17) no sentido Niterói. Foto: Ecoponte

Niterói - A Ecoponte estima que cerca de 678 mil veículos atravessem a Ponte Rio-Niterói entre esta sexta-feira (17/01) e terça-feira (21/01) devido ao feriado de São Sebastião. A sexta-feira é o dia de maior fluxo, com aproximadamente 78 mil veículos seguindo em direção a Niterói e Região dos Lagos. Já na volta, o pico de tráfego será na segunda-feira (20/01), com cerca de 73 mil veículos retornando ao Rio de Janeiro.

Operação especial de tráfego

Para garantir a fluidez e segurança, equipes operacionais da Ecoponte estarão estrategicamente posicionadas na rodovia. O suporte incluirá:

  • Viaturas de inspeção
  • Motos
  • Guinchos
  • Ambulâncias UTI e de resgate

Além disso, a Ponte conta com monitoramento integral por câmeras, que também auxiliam a Polícia Rodoviária Federal (PRF) na fiscalização do trecho.

Pedágio com atendimento reforçado

Durante os dias de maior movimento, haverá um aumento no número de papa-filas (arrecadadores volantes) para agilizar os pagamentos no pedágio. Importante lembrar que cartões de crédito e débito são aceitos apenas na modalidade de aproximação.


Dicas para uma viagem segura

Motociclistas

  • Realize uma revisão completa da motocicleta.
  • Use os equipamentos de segurança adequados, como capacete, luvas e roupas apropriadas.

Transportadores de cargas e bagagens

  • Certifique-se de que bicicletas, pranchas e bagagens estão bem presas e respeitam os limites de tamanho e peso.

Uso consciente da pista automática

Para evitar congestionamentos, verifique o funcionamento da sua TAG antes de viajar. Caso o dispositivo esteja inativo ou danificado, utilize as cabines de pagamento manual para evitar interrupções no fluxo de trânsito.