Niterói - Nos dias 27 e 28 de janeiro, a Câmara Municipal de Niterói será transformada em um palco de debates e aprendizados para estudantes do Ensino Médio. A 4ª edição do Projeto Politik, inspirada nas famosas Model United Nations (Simulações da ONU), promete oferecer uma experiência imersiva no universo político municipal, reunindo jovens de Niterói e cidades vizinhas.
Durante dois dias, os participantes assumirão o papel de vereadores, desenvolvendo projetos de lei, debatendo em plenário e entendendo, de maneira prática e teórica, o funcionamento do processo legislativo brasileiro. Divididos em cinco partidos fictícios, que representam diferentes espectros políticos (esquerda, centro-esquerda, centro, centro-direita e direita), os jovens terão a chance de negociar cargos estratégicos, como a presidência da Câmara e a liderança do governo, aprimorando habilidades como oratória, liderança e negociação.
Uma iniciativa transformadora
Criado em 2021 pelas niteroienses Bruna Madruga, Sophia Fernandes e Luana Garcia, o Projeto Politik já impactou centenas de jovens, com o objetivo de estimular o interesse pela política, promover a cidadania e formar futuras lideranças.
“Entendemos como essencial a educação política para os jovens, não apenas para votar conscientemente nas eleições, mas para participarem ativamente da sociedade”, destacou Bruna Madruga, uma das organizadoras do evento.
Aprendizado na prática
O evento vai além da teoria: os participantes vivenciam o dia a dia de um legislador, compreendendo os desafios e responsabilidades do serviço público. As sessões de debate e votação serão abertas ao público, reforçando o compromisso com a transparência e participação cidadã.
Um dos destaques da edição anterior foi João Pedro Serpa Pinto, vencedor da categoria Parlamentar Destaque em 2024. Ele compartilhou sua trajetória no universo político e a importância do projeto:
“Meu interesse pela política começou em 2014, durante o processo de impeachment da ex-presidente Dilma. Desde então, passei a acompanhar e entender as questões do país e o tipo de futuro que eu gostaria de ajudar a construir”, afirmou João, que hoje, aos 16 anos, vê o Projeto Politik como uma oportunidade única para jovens.
Ele destacou o impacto do projeto na formação de novos eleitores: “Com 16 anos você já pode tirar o título de eleitor, e aos 18 é obrigatório. Se o jovem não entende como funciona a política, o papel de um vereador ou deputado, ele não tem base para escolher um candidato. Quando você educa uma pessoa e deixa ela apta a entender o que é a política, ela vota com muito mais consciência e não vota por impulso, e isso é muito importante, e o projeto nos passa essa base. Eles nos ensinam, dão todo o tipo de instrução que precisamos. Antes do projeto eu não sabia como formular uma lei, na estrutura, e no projeto eles ensinam tudo. É um projeto que aprendemos muito mais na prática do que na teoria. O Politik nos ensina desde como formular uma lei até compreender o processo legislativo. É uma experiência prática e enriquecedora.”
Embora o Projeto Politik seja uma iniciativa privada, a Câmara Municipal de Niterói apoia estruturalmente a realização do evento, disponibilizando o espaço, sem vínculo ideológico ou partidário.