Aconteceu

Animal chama atenção de clientes em supermercado de Niterói

Capivara perdida em supermercado de Niterói: equipe da Guarda Municipal age prontamente para resgatar o animal e garantir seu bem-estar.

Divulgação/Guarda Ambiental de Niterói
Divulgação/Guarda Ambiental de Niterói

Niterói - Clientes de um supermercado na Região Oceânica de Niterói, ao chegarem ao local, não encontraram apenas as promoções habituais. Uma capivara perdida chamou a atenção de quem passava e acabou sendo resgatada pela equipe da Coordenadoria de Meio Ambiente da Guarda Municipal de Niterói. Este é o segundo resgate da espécie em dois dias. O primeiro ocorreu dentro de uma piscina, em Várzea das Moças. (Vídeo abaixo)

A Guarda Municipal segue um procedimento específico para cada tipo de ocorrência. Após serem acionados, os agentes capturam o animal, que, em seguida, tem suas condições físicas avaliadas pela equipe. Caso não apresente ferimentos, o animal é reintegrado à unidade de conservação mais próxima.

A Guarda Ambiental orienta a população a não interagir com animais silvestres, para evitar ferimentos ou estresse, o que poderia resultar em agressões. Em casos de avistamento, a recomendação é entrar imediatamente em contato com os agentes para o resgate.

“A Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal informa que, ao encontrar um animal silvestre, a população deve ligar para o número 153, do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), para que o resgate seja realizado de forma correta. Os agentes são treinados e capacitados para a captura e reabilitação desses animais. Entre as espécies mais resgatadas estão capivaras, corujas, gambás, tartarugas, cobras, gaviões, bichos-preguiça e tamanduás, entre outras.”

Após a captura, os animais passam por uma avaliação veterinária e, caso estejam bem, são devolvidos ao seu habitat natural nas unidades de conservação. Se apresentarem ferimentos ou estiverem debilitados, são encaminhados para instituições parceiras, como o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) ou o Instituto Vital Brazil, caso se trate de uma cobra venenosa.

Animal foi reintegrado ao seu habitat natural no Canal de Camboatá, no manguezal de Itaipu | Divulgação/Guarda Ambiental de Niterói