Cidade

A caça aos fios não parou em Niterói

Na próxima semana, será realizada, pela primeira vez, uma grande operação em conjunto com as concessionárias de energia e telefonia.

Foto: Bruno Alves
Foto: Bruno Alves

Niterói - Com duração inicial de 60 dias, a operação de caça aos fios não parou em Niterói. Nesta sexta-feira (10), a Prefeitura de Niterói intensificou as ações dos programas Operação Caça-Fios e Cidade Limpa no bairro do Fonseca. As atividades, realizadas pelas equipes da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) e da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), começaram na Rua Desembargador Lima Castro e seguirão para outras áreas estratégicas, como a Alameda São Boaventura, ruas perpendiculares como a São Januário e o Bairro Chic.

Essas iniciativas fazem parte do planejamento do prefeito Rodrigo Neves para os primeiros 100 dias de sua nova gestão, com o objetivo de transformar a paisagem urbana e melhorar a qualidade de vida em Niterói. A ação contempla não apenas a organização da fiação elétrica e telefônica, mas também a pintura de postes e meios-fios, troca de papeleiras e campanhas educativas para o descarte correto de resíduos.

Foto: Bruno Alves

Força-tarefa com concessionárias

De acordo com a secretária de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, a próxima semana marcará o início de uma parceria inédita entre a Prefeitura e as concessionárias de energia e telefonia. “Faremos uma grande força-tarefa em conjunto, o que trará benefícios significativos para a cidade como um todo. O resultado final será positivo tanto para os moradores quanto para o ambiente urbano”, destacou Monassa.

O Caça-Fios terá uma duração inicial de 60 dias, com cronograma contínuo para a retirada e alinhamento de cabos e postes, aprovado pela administração municipal. Após esse período, a ação será integrada ao calendário permanente da Prefeitura. O material recolhido está sendo destinado à reciclagem, reforçando o compromisso da cidade com a sustentabilidade.

Foto: Bruno Alves

Trabalho intenso na Zona Norte

No bairro do Fonseca, a Operação Caça-Fios é acompanhada pelo Programa Cidade Limpa, que inclui a pintura de postes, instalação de novas papeleiras e distribuição de panfletos educativos. O presidente da Clin, Abílio Borges, destacou a importância do envolvimento da comunidade: “Estamos atuando para evitar que sacos de lixo sejam rasgados e os resíduos espalhados nas ruas. Com a colaboração dos moradores e comerciantes, conseguiremos manter as vias limpas e organizadas.”

O secretário da Administração Regional do Fonseca, Cubango e Caramujo, Andrigo Carvalho, enfatizou que as ações atendem a uma antiga demanda da população: “Logo no início do governo, os moradores apresentaram suas necessidades. O prefeito determinou que essas intervenções começassem de forma imediata, e elas já estão mudando a urbanização do Fonseca e de outros bairros da cidade.”

Foto: Bruno Alves

Além de resolver problemas históricos, como o emaranhado de fios soltos e o descarte irregular de resíduos, a iniciativa busca promover um ambiente urbano mais limpo, seguro e acessível para todos.