Cidade

Chuva em Niterói transforma Centro Cultural em "cachoeira"

Chuva provoca transtornos em Niterói, transformando o Centro Cultural Abrigo dos Bondes em uma "cachoeira".

Foto e vídeo enviados por leitor do cidadedeniteroi.com
Foto e vídeo enviados por leitor do cidadedeniteroi.com

Niterói - A forte chuva que atingiu Niterói e a Região Metropolitana do Rio de Janeiro na manhã desta quinta-feira (9) causou transtornos no Centro Cultural Abrigo dos Bondes, também conhecido como Espaço Antônio Callado, localizado na esquina da Rua Marquês de Paraná com a Rua Marechal Deodoro, no Centro de Niterói. O telhado do prédio não suportou o volume de água, transformando o local, que é anexo ao Supermercados Guanabara, em uma verdadeira cachoeira, com a água escorrendo pelo teto e paredes. (Vídeo abaixo)

Um vídeo registrado por um leitor do cidadedeniteroi.com, capturou o momento em que a cascata se formou dentro do espaço. Apesar do impacto visual e do susto, felizmente ninguém ficou ferido.

Centro Cultural Abrigo dos Bondes: um marco histórico

O Centro Cultural Abrigo dos Bondes, localizado no número 100 da Rua Marquês de Paraná, é um espaço que une história e cultura. O edifício, construído em 1906, foi originalmente um abrigo para os bondes da cidade, que, na época, migraram da tração animal para o sistema elétrico. Décadas depois, com a introdução dos trólebus na cidade e a posterior decadência dos bondes, o prédio enfrentou um período de abandono.

Após anos de desuso, o local foi revitalizado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Niterói e uma rede de supermercados, e inaugurado como centro cultural em 2009. O espaço, que também homenageia o escritor niteroiense Antônio Callado, inclui uma sala multiuso para eventos, uma exposição permanente sobre a história dos bondes de Niterói e uma área comercial com 17 lojas.

Estrutura e impacto da chuva

O prédio, com área de 3.500 metros quadrados, é um marco histórico e cultural da cidade. Além de sua importância histórica, o local é utilizado para eventos culturais e abriga uma exposição permanente sobre o sistema de bondes de Niterói. No entanto, o temporal expôs fragilidades na infraestrutura, conjunta com o supermercado, já que o telhado não conseguiu conter o volume de água das chuvas.

Vídeo