Rio de Janeiro - O Comitê Olímpico do Brasil (COB) definirá no dia 29 de janeiro a cidade brasileira que será indicada como candidata a sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031. A disputa está entre São Paulo e uma proposta conjunta entre Rio de Janeiro e Niterói. Até o momento, não há outros concorrentes internacionais oficialmente confirmados. A decisão final sobre a sede dos Jogos Pan-Americanos será anunciada em agosto de 2025, em Assunção, Paraguai.
Processo de escolha
A decisão será tomada por meio de votação durante uma Assembleia Geral Extraordinária do COB, que reunirá representantes de 33 confederações esportivas, 19 atletas, além dos dois membros brasileiros do Comitê Olímpico Internacional (COI). O encontro ocorrerá no auditório do Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro, e a cidade vencedora precisará garantir maioria simples entre os 54 votantes. O prazo para submissão do nome escolhido à PanAm Sports, organizadora dos Jogos, é 31 de janeiro.
Histórico e concorrência
São Paulo foi sede dos Jogos Pan-Americanos em 1963, enquanto o Rio de Janeiro recebeu o evento em 2007. A candidatura paulista foi anunciada ainda em 2023, durante o Pan de Santiago, e reforçada nas Olimpíadas de Paris, com o governo do estado promovendo a “Casa Brasil” para destacar a força do esporte olímpico brasileiro. Já a proposta Rio-Niterói foi oficializada em dezembro deste ano, com uma cerimônia que contou com a presença de lideranças como Eduardo Paes, prefeito do Rio, Rodrigo Neves, prefeito eleito de Niterói, e Isabel Swan, medalhista olímpica e futura vice-prefeita de Niterói.
Campanhas pró-São Paulo
O campeão olímpico Arthur Zanetti, referência na ginástica artística, iniciou uma campanha em apoio à candidatura paulista. Natural do ABC Paulista, Zanetti exaltou a importância de São Paulo no cenário esportivo e destacou sua infraestrutura e tradição como berço de grandes atletas.
“São Paulo é a maior cidade da América Latina, um celeiro de medalhistas olímpicos e mundiais. É hora de SP voltar a ser a casa do esporte nas Américas. Eu apoio a realização dos Jogos Pan-Americanos 2031 em São Paulo. Existe Pan em SP!”, escreveu Zanetti nas redes sociais.
Aposta na infraestrutura e experiência do Rio-Niterói
A candidatura conjunta de Rio e Niterói aposta na infraestrutura já consolidada e na experiência com grandes eventos internacionais, como as Olimpíadas de 2016 e o Pan de 2007. Eduardo Paes, prefeito do Rio, destacou as vantagens econômicas e logísticas dessa proposta.
“Estamos na frente graças à estrutura já existente no Rio e em Niterói. Não precisamos de novas construções, além de termos uma grande experiência em organizar eventos desse porte”, afirmou Paes.
“Rio e Niterói são cidades com muita história, belezas naturais, infraestrutura, experiência e uma enorme vocação esportiva. O evento trará grandes benefícios para nossas cidades e para a região metropolitana do Rio. Um dos legados que vamos defender é a construção da Linha 3 do Metrô. Esse projeto histórico, com a construção de um túnel entre Niterói e o Rio sob a Baía de Guanabara, beneficiará também as cidades de São Gonçalo, Maricá, Itaboraí e toda a região. Seguimos com energia e determinação, mostrando que juntos podemos alcançar grandes conquistas. Vamos em frente”, ressaltou Rodrigo Neves.
Cenário internacional e próximos passos
O Pan de 2027 será realizado em Lima, no Peru, após Barranquilla, na Colômbia, perder o direito de sediar o evento por descumprimento contratual. A última edição foi em Santiago, Chile, em 2023. Para o Brasil, a escolha de sua cidade candidata será um passo crucial para retomar o protagonismo no esporte continental.