Cidade

Natal sem geladeira: prejuízos causados pela Enel em Niterói

Prejuízos causados pela Enel em Niterói: morador relata geladeira queimada às vésperas do Natal devido a falhas na rede elétrica.

Geladeira do cliente da Enel, estragada após picos de energia em Icaraí. Arquivo Pessoal
Geladeira do cliente da Enel, estragada após picos de energia em Icaraí. Arquivo Pessoal

Niterói - A véspera de Natal deveria ser um momento de celebração e preparativos para reunir a família, mas, para Leonardo Soares, morador da Rua Geraldo Martins, em Icaraí, Zona Sul de Niterói, o cenário é de frustração e prejuízo. Sua geladeira queimou após repetidos picos de energia elétrica causados por falhas na rede da concessionária Enel, neste final de semana, deixando-o sem condições de preservar alimentos essenciais para a ceia natalina.

A situação de Leonardo reflete um problema maior que afeta diversos consumidores da Enel no Estado do Rio de Janeiro, especialmente em períodos de chuva intensa. Muitos relatam equipamentos queimados, perdas financeiras e falta de assistência ágil por parte da concessionária.

Dois dias de instabilidade e prejuízos

Leonardo relata que o prédio onde mora enfrentou dois dias de instabilidade no fornecimento elétrico, com períodos de funcionamento em “meia fase” e picos de energia imprevisíveis, algo já considerado comum pelos usuários da Enel em Niterói. Essa situação não apenas danificou sua geladeira, mas também resultou na perda de alimentos.

“É um absurdo passar por isso em plena véspera de Natal. Os alimentos que comprei para a ceia estão estragando, e a Enel ainda não apresentou uma solução concreta. É um drama viver sem geladeira em uma data como essa”, desabafa Leonardo.

O que diz a Enel

Questionada sobre o caso, a Enel Distribuição Rio informou que segue as diretrizes da ANEEL, estabelecidas na Resolução nº 1000/2021 e no módulo 9 dos Procedimentos de Distribuição (PRODIST), para ressarcir danos causados a equipamentos eletroeletrônicos por falhas na rede de distribuição.

A concessionária orienta que os clientes sigam o procedimento abaixo para solicitar o ressarcimento:

  1. Ser o titular da unidade consumidora afetada.
  2. Informar a data e o horário provável do evento.
  3. Relatar o problema apresentado pelo equipamento.
  4. Fornecer as características gerais do equipamento danificado (marca, modelo, ano de fabricação etc.).

Os pedidos podem ser feitos pelos canais de atendimento da Enel, incluindo:

Um sistema que realmente funciona?

Apesar da orientação, Leonardo e outros clientes questionam a eficiência desse processo e se realmente conseguirão o ressarcimento de forma rápida e justa. “É sempre a mesma coisa: danos causados pelos problemas na rede da Enel e nenhuma solução prática para os consumidores. A responsabilidade é deles, mas quem sofre somos nós”, reclama Leonardo.

Reflexo de um problema recorrente

A situação apresentada acima, representa um problema maior que afeta diversos consumidores da Enel no Estado do Rio de Janeiro. Para Leonardo e outros clientes na mesma situação, a expectativa é que a Enel cumpra sua promessa de ressarcir os prejuízos e, principalmente, melhore a qualidade do serviço prestado. Afinal, é Natal, e ninguém merece passar por esse tipo de situação em um momento de celebração.