Cidade

Após chuva diversos bairros de Niterói ficam sem energia elétrica

Niterói enfrenta problemas de energia após chuva: moradores relatam falta de luz em diversos bairros. Enel se pronuncia.

Reprodução
Reprodução

Niterói - Uma forte e rápida pancada de chuva, acompanhada de rajadas de vento, atingiu Niterói e a Região Metropolitana do Rio de Janeiro no final da tarde desta sexta-feira (20), deixando diversos bairros sem energia elétrica. A situação trouxe transtornos para moradores, que já enfrentam problemas recorrentes de precariedade na rede elétrica, muitas vezes marcada por emaranhados de fios e postes sem a devida poda de árvores.

Bairros afetados em Niterói

Os bairros de Icaraí, Ingá, Vital Brazil, Santa Rosa, Piratininga, Itaipu, Pendotiba e Maria Paula estão entre os mais afetados pela falta de energia. A interrupção, de responsabilidade da concessionária Enel, ocorre em um contexto de críticas frequentes por parte dos moradores, que apontam para a vulnerabilidade da infraestrutura elétrica da cidade.

Nota oficial da Enel

Em nota, a Enel Distribuição Rio atribuiu os problemas ao impacto das chuvas e rajadas de vento, que, segundo a concessionária, causaram a queda de árvores e galhos sobre a rede elétrica. Confira o comunicado completo:

Nota da Enel:
“As fortes chuvas com descargas atmosféricas e rajadas de ventos ocorridas no fim da tarde de hoje (20/12) impactaram o fornecimento de energia para parte dos clientes da distribuidora. A Região Sul do estado e as cidades de Niterói, São Gonçalo, Maricá, Duque de Caxias e Magé foram as áreas mais afetadas. Em diversos pontos, os ventos causaram a queda de árvores e galhos que destruíram trechos da rede elétrica.

A distribuidora acionou imediatamente o seu plano de emergência e reforçou o número de equipes em campo para realizar os reparos necessários e restabelecer o serviço o mais rápido possível. A empresa também está realizando manobras remotas na rede para reduzir o número de clientes com o serviço interrompido.

Para a segurança de todos os clientes, a Enel Rio reforça as dicas de segurança em relação à rede elétrica durante tempestades:

  • Se encontrar um cabo partido, não se aproxime;
  • Não encoste em objetos metálicos, como semáforos, postes de iluminação pública, pontos de ônibus, portões e grades;
  • Retire os equipamentos da tomada e deixe-os fora do alcance da água;
  • Busque abrigo seguro: em caso de ventos intensos, procure locais seguros, longe de estruturas suscetíveis a danos, como postes, árvores ou fiações elétricas;
  • Evite áreas arborizadas: durante tempestades, há risco de queda de árvores e descargas atmosféricas (raios).

A distribuidora também orienta que, em situação de contingência, os clientes utilizem preferencialmente os canais digitais para maior agilidade no atendimento, como o site (www.enel.com.br), o aplicativo Enel (disponível para iOS e Android) ou ainda mandar o WhatsApp Elena: (21) 99601-9608.”

Críticas à infraestrutura

Apesar do plano de emergência anunciado pela Enel, a precariedade da rede elétrica em Niterói é frequentemente apontada como um dos fatores que intensificam os problemas durante tempestades. Moradores relatam que os emaranhados de fios nos postes e a falta de poda de árvores são agravantes que deveriam ser tratados com mais rigor pela concessionária.

Previsão do tempo e alertas

A Defesa Civil de Niterói já havia alertado para a possibilidade de chuvas moderadas a fortes com rajadas de vento e raios. O município entrou em estágio de atenção às 16h30, com previsão de impactos como alagamentos, quedas de árvores e deslizamentos isolados.