Maricá - A cidade de Maricá, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, se prepara para receber um empreendimento histórico: a instalação de uma filial do parque temático Puy du Fou, mundialmente conhecido por suas atrações baseadas em história e cultura. Com unidades na França e na Espanha que juntas recebem mais de 4 milhões de visitantes por ano, o parque será o primeiro fora da Europa e promete atrair cerca de 6 milhões de turistas anualmente, segundo o prefeito eleito Washington Quaquá (PT).
Reunião com representantes do Puy du Fou
Nesta quarta-feira (11 de dezembro), uma comitiva do Puy du Fou, incluindo executivos do parque localizado em Toledo, na Espanha, visitou a sede da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) para discutir estudos de viabilidade e avaliar possíveis locais para o projeto. O encontro também contou com a presença do prefeito eleito Quaquá, que destacou os impactos positivos para o município.
“Esse parque temático será um marco para Maricá, gerando mais empregos, oportunidades e desenvolvimento para as famílias locais. Maricá será o destino onde história, cultura e inovação se encontram”, afirmou Quaquá.
Localização estratégica e integração com o MARAEY
O local proposto para a instalação do parque é próximo ao empreendimento turístico-imobiliário MARAEY, que prevê a construção de três hotéis da Marriott International e uma universidade de hotelaria gerida pela suíça EHL, líderes em seus setores. A área, situada nas proximidades do bairro Inoã, às margens da Lagoa de Maricá, é estratégica para o turismo sustentável e conectada ao desenvolvimento regional.
Investimento sustentável
O presidente da Codemar, Hamilton Lacerda, ressaltou que os royalties do petróleo estão sendo utilizados para projetos que asseguram o futuro econômico e ambiental de Maricá. “A nossa principal receita vem do petróleo, mas estamos focados em criar um desenvolvimento sustentável que beneficie toda a população. O parque temático é parte dessa estratégia”, destacou Lacerda.
O que é o Puy du Fou?
O Puy du Fou é um parque temático histórico com sede na França e na Espanha, reconhecido por espetáculos grandiosos que narram histórias locais e nacionais. Em Maricá, o projeto será inspirado na história do Brasil e do município, com shows e atrações baseados no livro “O Povo Brasileiro”, do antropólogo Darcy Ribeiro, que finalizou a obra em sua antiga casa na Praia de Cordeirinho, em Maricá.
A produção artística contará com nomes de peso como o carnavalesco Paulo Barros e os atores José de Abreu e Antônio Grassi, tornando o parque uma referência em entretenimento cultural.
Benefícios para Maricá
Com a previsão de atrair milhões de turistas, o Puy du Fou fortalecerá o turismo sustentável, gerando emprego e renda para a população local. O projeto também promoverá a integração com outros polos turísticos, como o MARAEY, além de enriquecer a oferta cultural e histórica da região.