Niterói - Na manhã e tarde deste sábado (30), um denso nevoeiro marítimo tomou conta do litoral de Niterói, oferecendo uma paisagem diferente e instigante para moradores e visitantes. O fenômeno, que encobriu praias e pontos icônicos da cidade, como o Museu de Arte Contemporânea (MAC), chamou a atenção e rendeu belas fotografias.
As praias da Região Oceânica, como Camboinhas e Itacoatiara, também foram impactadas pela neblina, que reduziu a visibilidade e transformou os habituais tons vibrantes do mar em um cenário pálido e misterioso. No calçadão de Icaraí, moradores apontaram o fenômeno com curiosidade e encanto, especialmente ao verem o MAC, normalmente reluzente sob o sol, envolto em uma densa camada de névoa.
O que é o nevoeiro marítimo?
O nevoeiro marítimo ocorre quando o ar quente e úmido sobre o oceano entra em contato com uma superfície de água mais fria, resultando na condensação do vapor d’água. Esse tipo de neblina é comum em regiões costeiras e tende a ocorrer com maior intensidade durante o outono e o início da primavera, quando há maior variação térmica entre a água do mar e a atmosfera.
Além disso, fatores como a direção dos ventos e a alta umidade relativa do ar contribuem para a formação do fenômeno, que pode ser rapidamente dissipado pelo aquecimento do solo ou por alterações na direção do vento. No caso de Niterói, a proximidade com o oceano e as condições climáticas deste sábado favoreceram a ocorrência do nevoeiro, que foi particularmente espesso e persistente ao longo do dia.