Niterói - As tratativas para que Rio de Janeiro e Niterói sejam escolhidas como sedes conjuntas dos Jogos Pan-Americanos 2031 estão em estágio avançado. Na próxima terça-feira (03), os prefeitos eleitos do Rio e Niterói, Eduardo Paes e Rodrigo Neves, participarão de uma cerimônia para formalizar a entrega de uma carta de intenções ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB), reforçando o pleito das duas cidades para sediar o evento.
Até a data, os articuladores pretendem garantir as assinaturas de apoio do governador Cláudio Castro e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no documento, fortalecendo a candidatura com o endosso oficial do Brasil.
Decisão do COB e concorrência com São Paulo
O COB tem até janeiro de 2025 para decidir se apoiará a candidatura de Rio e Niterói ou a de São Paulo, que já sediou o evento em 1963, ou ainda se optará por não apresentar nenhuma cidade como candidata. Nos bastidores, acredita-se que a candidatura conjunta das cidades vizinhas, com toda sua “empolgação e charme”, será escolhida como a representante brasileira na disputa.
Infraestrutura e legado para as cidades
A proposta prevê uma ampla utilização de infraestrutura já existente e novos investimentos nas duas cidades. Entre os destaques estão:
- Rio de Janeiro:
- Vila do Pan: projetada para acomodar 7 mil atletas, será construída na Zona Portuária, incentivando o desenvolvimento imobiliário da região, próxima à Ponte Rio-Niterói.
- Utilização de ícones esportivos como o Maracanã, Estádio Nilton Santos e as arenas do Parque Olímpico, legado dos Jogos Olímpicos de 2016.
- Modalidades como vela e remo serão realizadas em águas locais.
- Vai sediar o vôlei de praia na Praia de Icaraí, em vez da tradicional Copacabana.
- A pista de atletismo da UFF será utilizada para competições, e o bairro do Centro abrigará eventos na nova arena poliesportiva em construção.
- Itacoatiara será palco do surfe.
- Projetos de legado incluem:
- Construção de um novo centro de convenções no Caminho Niemeyer.
- Implementação de um VLT conectando bairros como São Francisco, Centro e Icaraí.
- Reformas no estádio Caio Martins.
Rodrigo Neves destacou a importância de Niterói no projeto e revelou alguns planos para as competições:
“Eu já combinei com Eduardo Paes que os jogos de vôlei de praia serão na Praia de Icaraí, com sua vista deslumbrante para o Rio de Janeiro. O surfe acontecerá em Itacoatiara, o judô será na nova arena que o Axel está construindo no Centro, e a vela também será disputada em Niterói, entre outras modalidades”, afirmou Rodrigo.
Com o potencial de gerar um impacto significativo no turismo e na economia, a candidatura de Rio e Niterói busca consolidar a posição do Brasil como protagonista no cenário esportivo internacional. A decisão final do COB é aguardada com grande expectativa.