Rio de Janeiro - Uma mulher foi flagrada tentando atravessar a Ponte Rio–Niterói de bicicleta, na tarde desta quinta-feira (28), em meio ao dia mais quente do ano nas cidades do Rio de Janeiro e Niterói, com temperaturas ultrapassando os 40°C. Em Niterói termômetros chegaram a registrar 47ºC. Além do calor extremo, o índice de raios UV na capital fluminense era considerado altamente perigoso.
Proibição e intervenção da Ecoponte
De acordo com a concessionária Ecoponte, que administra a via, é proibido circular a pé ou de bicicleta na Ponte. Assim que a mulher foi identificada pelas câmeras de monitoramento, uma operação foi acionada para retirá-la da pista de forma segura. A concessionária alertou sobre os riscos à segurança envolvidos nesse tipo de ação.
No entanto, antes da chegada dos agentes, um caminhoneiro que passava pelo local parou e ofereceu carona à ciclista, que seguiu viagem sem mais incidentes. O episódio foi confirmado pela Ecoponte, que acompanhou toda a movimentação pelas câmeras de monitoramento.
Imagens viralizam nas redes sociais
Motoristas que presenciaram a cena registraram o momento em vídeos e fotos, que rapidamente viralizaram nas redes sociais. Nos comentários, usuários chamaram atenção para o fato de que, mesmo sob o calor intenso, a mulher usava um casaco enquanto pedalava.
Meteorologistas alertam sobre cuidados com o calor
Especialistas em meteorologia reforçam que em dias de temperaturas elevadas, como o registrado nesta quinta-feira, é importante evitar atividades físicas ao ar livre entre 10h e 16h, período de maior exposição ao calor e à radiação solar.
Repercussão e medidas
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que não foi acionada para a ocorrência. A Ecoponte reiterou que ações desse tipo colocam em risco não apenas o cidadão, mas também a segurança de todos que utilizam a via. A concessionária pediu que ciclistas e pedestres respeitem as normas de trânsito e busquem alternativas seguras para realizar seus trajetos.