Rio de Janeiro - Na noite desta terça-feira (26), às 22h, a Cedae concluiu a manutenção programada no Sistema Guandu no Rio de Janeiro, e iniciou a retomada gradual do tratamento de água. Na manhã desta quarta-feira (27), o sistema está operando com 49% da capacidade, atendendo a solicitações das concessionárias que realizam serviços complementares. Entre as ações em andamento, destaca-se a instalação de um medidor na Subadutora da Zona Norte, no Complexo do Lins, pela Águas do Rio.
Conforme informado pela estatal, a produção total será restabelecida assim que essas intervenções forem concluídas, o que está previsto para ocorrer ainda nesta quarta-feira.
Abastecimento impactado
O Sistema Guandu abastece os municípios de Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados, Rio de Janeiro e São João de Meriti. O fornecimento nessas áreas será normalizado após a retomada integral da operação. Contudo, algumas localidades também enfrentam problemas devido a um rompimento na adutora do Sistema Ribeirão das Lajes, ocorrido em Rocha Miranda, na Zona Norte do Rio.
A previsão é que os reparos na adutora sejam finalizados até o final desta quarta-feira, permitindo o retorno completo da produção de água nesse sistema.
Regularização gradual
A normalização total do abastecimento em todas as regiões impactadas está prevista para ocorrer dentro de 72 horas, até o próximo sábado (30/11). No entanto, o processo é gradativo e pode demorar mais em áreas elevadas, nos extremos das redes de distribuição ou em localidades com problemas adicionais.
Orientações à população
A Águas do Rio orienta os moradores a utilizarem a água de cisternas e caixas d’água apenas para atividades essenciais, adiando tarefas que exijam alto consumo até que o fornecimento seja completamente regularizado. A empresa está priorizando o abastecimento alternativo, como o envio de caminhões-pipa, para unidades de saúde, incluindo hospitais e clínicas.
Contato para atendimento
Os moradores podem entrar em contato com a concessionária pelo telefone 0800 195 0 195, disponível para ligações gratuitas e mensagens via WhatsApp.