O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ) emitiu um alerta à Prefeitura de Niterói sobre as precárias condições estruturais de uma ponte que conecta a Ilha do Caju à Ilha da Conceição, na região da Baía de Guanabara, próxima à Ponte Rio-Niterói. Com cerca de 100 metros de extensão, a estrutura corre risco de colapso, o que pode ocasionar não apenas um grave acidente ambiental, mas também tragédias envolvendo veículos e pedestres.
A ponte, que recebe tráfego intenso de caminhões pesados transportando combustível, além de pedestres e pescadores, está parcialmente interditada desde junho de 2021, por determinação da Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotécnica de Niterói. À época, apenas a passarela de pedestres foi bloqueada devido a problemas como piso comprometido e ausência de guarda-corpos.
Situação crítica exige medidas urgentes
O presidente do Crea-RJ, Miguel Fernández, reforçou a necessidade de ações imediatas para evitar uma tragédia:
“A queda desta ponte pode representar um risco ambiental muito grande para a Baía de Guanabara. É um caso gritante de negligência, que precisa ser resolvido imediatamente com a contratação de empresas e profissionais habilitados para a manutenção.”
O gerente de fiscalização do Crea-RJ, Cosme Chiniara, enviou um ofício à Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotécnica, solicitando informações sobre os responsáveis técnicos pela manutenção da ponte.
Problemas identificados na estrutura
Os fiscais do Crea-RJ destacaram os seguintes problemas na ponte:
- Corrosão no concreto e nas ferragens;
- Sinalização luminosa desativada;
- Rompimento dos lacres de interdição na passarela de pedestres, que agora é utilizada por pescadores e pedestres.
“A situação dessa ponte é alarmante. A fiscalização identificou negligência total na manutenção e recuperação das estruturas, colocando em risco não apenas os veículos que a utilizam, mas também a própria Baía de Guanabara, que pode sofrer um impacto ambiental significativo em caso de colapso,” destacou Miguel Fernández.
O que diz a Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia?
Procurada pelo cidadedeniteroi.com, a Secretaria Municipal de Obras informou que finalizou o pré-projeto da obra, que visa garantir a segurança e a continuidade do tráfego na ponte que liga a Ilha da Conceição à Ilha do Caju. Segundo a secretaria, a previsão é que as intervenções comecem ainda no início de dezembro, com um investimento de R$ 21,4 milhões. O órgão também informou que os serviços preliminares de mobilização de sondagem para o projeto executivo de fundação e preparação de canteiro serão iniciados na próxima segunda-feira (2). “É importante destacar que a Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia realizou três vistorias no local, além de interditar a passarela lateral de pedestres.” concluiu.