Na próxima sexta-feira (22/11), o Sistema de Produção de Água de Ribeirão das Lajes, operado pela Cedae, será temporariamente desativado entre 7h e 17h. A paralisação ocorre a pedido da concessionária Light, que dará continuidade à manutenção preventiva anual no Complexo Hidrelétrico de Lajes, uma ação que inclui inspeções na represa usada para geração de energia e captação de água no Rio de Janeiro.
Manutenção e melhorias no abastecimento
Durante a interrupção, a Águas do Rio realizará obras de melhoria no sistema de abastecimento e reparos em vazamentos. Uma das intervenções ocorrerá em uma adutora no Complexo de Manguinhos, onde estima-se que 192 mil litros de água sejam desperdiçados diariamente — suficiente para atender 8,7 mil pessoas. Outra obra será a instalação de uma válvula automática em uma tubulação em Honório Gurgel. Ao todo, cerca de 200 mil pessoas serão beneficiadas diretamente.
Regiões afetadas pela interrupção
A paralisação impactará partes do Rio de Janeiro (Centro, Zonas Norte e Sul), além dos municípios de Japeri, Nova Iguaçu e Queimados. Confira as localidades específicas:
Rio de Janeiro
- Centro e Zona Sul: Catete, Glória, Lapa, Laranjeiras, entre outros.
- Zona Norte: Bonsucesso, Manguinhos, Engenho Novo, Jacaré, Penha, Ramos, Vila da Penha, entre outros.
- Ilha do Governador: Todos os bairros.
Japeri
- Engenheiro Pedreira, Bananal, Marajoara, entre outros.
Nova Iguaçu
- Partes de Jardim Guandu, KM-32, Lagoinha e Prados Verdes.
Queimados
- Santo Expedito, Santa Rosa, Valdariosa, partes de Coimbra e Vista Alegre.
Retorno gradual do abastecimento
Após a finalização da manutenção e o restabelecimento total da produção no Sistema Ribeirão das Lajes, o abastecimento será retomado gradativamente em até 72 horas. Regiões em áreas elevadas ou nas extremidades da rede podem levar mais tempo para normalização completa.
Orientações para a população
A Águas do Rio recomenda que os moradores:
- Economizem água e utilizem reservas como caixas d’água para atividades essenciais.
- Adiem tarefas que exijam alto consumo até a normalização.
- Solicitem caminhões-pipa prioritariamente para serviços essenciais, como unidades de saúde, pelo telefone 0800 195 0 195 (ligação ou WhatsApp).