Política

A solidão do poder

Bastidores da política, por Mário Sousa.

Câmara de Vereadores de Niterói | Arquivo
Câmara de Vereadores de Niterói | Arquivo

Já estamos no terceiro tempo das eleições com as disputas e acordos de cargos. Os tempos pouco mudam na entressafra do poder. Pressões, pedidos, demissões, despedidas, gavetas liberadas e disputas por mesas. Parece que tudo não passa de mudanças de mesas.

O secretariado já não está tão próximo e nas inaugurações poucos aparecem, a gasolina começa a faltar e até o cafezinho some das salas do poder. O presidente, o governador ou o prefeito vivem a solidão do poder nas despedidas de suas gestões.

Rodrigo e a segurança

Antes mesmo de assumir o cargo de prefeito, Rodrigo Neves já começa colocar em prática sua promessa de melhorar a segurança de Niterói. Lembrando que foi ele quem implantou o Niterói Presente na cidade. Ele está na Universidade de Columbia, à convite do Instituto Comunitas, participando de seminário sobre Segurança Pública com destacados gestores e especialistas em segurança.

Rodrigo Neves esteve com o ex-ministro da justiça da Colômbia, Andrés Gonzales, um dos responsáveis pelo combate ao crime organizado e pelo êxito de cidades como Medellín na redução da violência urbana.

O prefeito eleito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), se encontrou com o comandante dos Bombeiros de Nova Iorque, Joe Pfeifer, que coordenou as ações no atentado terrorista do World Trade Center no 11 de setembro de 2001.

Axel na Conferência da ONU

O Prefeito de Niterói, Axel Grael, está em Baku, no Azerbaijão, representando os prefeitos de todo o País na Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre mudanças climáticas, a COP-29. Vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), Grael se encontrou com o vice-presidente Geraldo Alckmin e com o governador do Pará, Helder Barbalho. Muitas conversas sobre a COP 30, que acontecerá no próximo ano em Belém (PA). Axel, que está deixando Niterói com quase 60% de áreas protegidas e vários parques inaugurados, assume cada vez maios o protagonismo ambiental.

Prefeito de Niterói representa prefeitos do Brasil na Conferência da ONU sobre mudanças climáticas, COP-29, no Azerbaijão. Foto: Divulgação

Ainda há realeza

O Brasil, em plena era republicana, que começou há 135 anos, perdeu seu Príncipe Imperial, Dom Antônio de Orleans de Bragança, aos 74 anos. Ele era um dos 12 filhos do Príncipe Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança e de Dona Maria Baviera.

Eleitos do Cidadania

O presidente nacional do Cidadania, Comte Bittencourt, reuniu os prefeitos e vereadores eleitos no RJ, para agradecer o desempenho de todos nesta recente eleição.

Comte com os prefeitos eleitos.

O Cidadania elegeu quatro prefeitos, um vice-prefeito e 41 vereadores no Estado do Rio. Foram eleitos os prefeitos: Bernard Tavares, de Carapebus; Valmir Lessa, de Conceição de Macabu; Fabinho, de Iguaba Grande e Welberth Rezende, de Macaé. O vice-prefeito eleito do Cidadania foi Borginho de Carapebus.

Na ocasião, foi homenageada Jane Castro pelo seu trabalho voltado para o interior do Estado do Rio de Janeiro no Cidadania. Uma homenagem merecida!

Na Câmara, também há disputa

A Câmara de Vereadores de Niterói começou cedo sua ebulição para o próximo mandato. O vereador mais votado Douglas Gomes (PL) ensaiou ser presidente do legislativo, mas não é votação do vereador que determina escolha do novo presidente da Câmara.

Há especulações de que Renato Carrielo (PDT) pode vir a ser candidato. Já o atual presidente, Milton Cal (União) reuniu um expressivo número de vereadores num almoço que garante sua reeleição.

Economia do mar

Niterói vai receber o Tomorrow Blue Economy – Niterói, nos dias 4 e 5 de dezembro , no Caminho Niemeyer, que visa promover e desenvolver o potencial da Economia do Mar. Neste sentido, o Presidente da NELTUR (Niterói Empresa de Lazer e Turismo), André Bento, Luiz Paulino Moreira Leite, da SEDEN (Secretário de Desenvolvimento de Niterói), Igor Baldez (Subsecretário), Valéria Braga(Secretária Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação), estão em Portugal, na cidade de Leiria, com objetivo de aprofundar conhecimentos sobre economia do mar, conhecendo as principais diretrizes e projetos desenvolvidos no país. Os gestores fizeram uma visita técnica à Hub Azul de Peniche e ESTM – Escola Superior de Turismo e Economia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria.

André Bento, presidente da Neltur, Valéria Braga, secretária de ciência e tecnologia, Luiz Paulino Moreira Leite, secretário de desenvolvimento de Niterói, Igor Baldes, subsecretário de desenvolvimento.

No Calendário

O vereador Luiz Carlos de Freitas Gallo (Cidadania) abre espaço para a Cultura e a pedido da Associação dos Trabalhadores de Artes Cênicas de Niterói elaborou dois projetos para reduzir a taxa cobrada pelos teatros públicos municipais para as companhias de Teatro da cidade e colocar no calendário de eventos e turismo os eventos: Festival de Teatro, Leitura Dramatizada e apresentação do Auto de São Lourenço.