Cidade

Mudança no trânsito começa a valer no Centro de Niterói

Alterações ocorrem em razão de obras de expansão do Terminal Sul.

Foto: Bruno Eduardo Alves
Foto: Bruno Eduardo Alves

Desde esta segunda-feira (11), uma nova organização de pontos de ônibus começou a valer no Centro de Niterói, impactando 23 linhas que utilizam o Terminal Sul e a Praça Juscelino Kubitschek. A alteração no trânsito, que visa facilitar o andamento das obras de expansão do Terminal Sul, envolve mudanças nas baias de parada e tem como objetivo melhorar a fluidez do trânsito na região.

Os passageiros que utilizam o Terminal João Goulart para conexões com a Zona Sul, Região Oceânica e Pendotiba devem ficar atentos às novas rotas. Segundo a Prefeitura de Niterói, o investimento de quase R$ 90 milhões na revitalização da Avenida Visconde do Rio Branco e da orla da Baía de Guanabara inclui melhorias estruturais que trarão benefícios de longo prazo para a cidade.

Foto: Bruno Eduardo Alves

Alterações nos Pontos de Parada

As linhas que passam pela Avenida Visconde do Rio Branco, com destino à Rua da Conceição ou ao Terminal João Goulart, agora utilizam novas baias no Terminal Sul, sentido Gragoatá. Após a parada, os ônibus seguem pelas ruas Visconde do Rio Branco e General Osório, retornando à avenida principal para continuar seus trajetos.

As linhas impactadas incluem:
32, 33, 35, 36, 37, 38A, 39A, 40, 46, 47, 47A, 47B, 53, 57, OC1, OC2, OC3 e OC3A.

Já os ônibus que saem do Terminal João Goulart no sentido Gragoatá passaram a utilizar um ponto provisório na Praça Juscelino Kubitschek. As linhas afetadas são:
30, 31, 47, 47A e 47B.

Foto: Bruno Eduardo Alves

Obras de reurbanização da Avenida Visconde do Rio Branco

As mudanças fazem parte de uma grande obra de reurbanização da Avenida Visconde do Rio Branco, que também inclui a expansão do Terminal Sul. A revitalização busca transformar o espaço, que antes era uma orla deteriorada, em um ambiente funcional e moderno.

No trecho norte da avenida, já foram realizadas melhorias como:

  • Implantação de baias e novos pontos de ônibus no canteiro central.
  • Construção de uma ciclovia com paisagismo e arborização.
  • Revitalização do entorno do Mercado São Pedro.

Na Praça Arariboia, o espaço foi ampliado nas laterais norte e sul da Estação das Barcas, com áreas de contemplação voltadas para a Baía de Guanabara. Outras intervenções também foram feitas nas vias próximas à Concha Acústica, no acesso ao campus Gragoatá da UFF e nas praças próximas ao Castelinho e ao Clube Gragoatá.

Foto: Bruno Eduardo Alves
Foto: Bruno Eduardo Alves

Ampliação do Bicicletário Arariboia

Outra novidade é a obra de ampliação do Bicicletário Arariboia, que terá sua capacidade aumentada de 446 para 960 vagas. Além disso, o espaço será equipado com dispositivos para carregamento de bicicletas elétricas. A obra, com investimento de R$ 1,1 milhão, será gerida pela Coordenadoria Niterói de Bicicleta e atenderá os mais de 18 mil usuários cadastrados.