O niteroiense Igor Figueiredo, que recentemente fez história ao se tornar o primeiro brasileiro Campeão Mundial de Sinuca em um torneio na Inglaterra, foi homenageado pelo Clube Central de Niterói, onde iniciou sua trajetória no esporte. No dia 31 de outubro, Igor, que também conquistou o título de Campeão Pan-Americano de Snooker este ano, recebeu o reconhecimento em uma cerimônia especial.
Primeiros passos e carreira de sucesso
O amor de Igor pela sinuca começou cedo, no próprio Clube Central, onde ele se tornou sócio ainda criança. Aos cinco anos, ele já dava suas primeiras tacadas ao lado do pai, e aos oito, começou a competir, destacando-se desde muito jovem. Quando tinha apenas 13 anos, participou de sua primeira Copa Brasil e chegou ao terceiro lugar, superando grandes jogadores da época, como Roberto Carlos, uma lenda do esporte no Brasil.
Título de sócio honorário e reconhecimento no Clube Central
Em reconhecimento à sua contribuição para a sinuca, Igor foi agraciado com o título de Sócio Honorário do Clube Central. “Tivemos a honra de conceder ao Igor Figueiredo o Título de Sócio Honorário do Clube Central já que ele faz parte da nossa história. O Clube Central já possuía tradição na sinuca e hoje somos referência também graças a ele, que é um exemplo de atleta em todo o mundo. Nós somos o único clube da cidade federado na Confederação Brasileira de Snooker e temos um Salão de Sinuca de alto nível, capaz de receber competições oficiais. Hoje reafirmamos nosso compromisso com o esporte ao reconhecer no Igor Figueiredo uma de nossas maiores referências na sociedade.” afirmou Fernando Tinoco, Presidente do Clube Central e da Associação de Clubes de Niterói (ACN). O clube, que é o único federado na Confederação Brasileira de Snooker na cidade, conta com uma infraestrutura de ponta para receber competições oficiais.
Homenagem da Câmara de Niterói
A Câmara Municipal de Niterói também prestou sua homenagem ao atleta. Durante uma solenidade no Hotel H, que sedia uma etapa do Campeonato Brasileiro de Snooker 2024, o vereador Paulo Eduardo Gomes entregou a Igor o Título de Cidadão Benemérito de Niterói. “É um orgulho para toda a cidade ter o Igor Figueiredo já figurando entre os maiores atletas de sinuca da história do Brasil. Precisamos atuar para que a população conheça o Igor e reconheça a importância dele para a cidade e para o esporte nacional. Parabéns ao Clube Central pelo reconhecimento e valorização da sinuca na cidade e também ao Hotel H, que sempre recebe etapas dos campeonatos nacionais e tem sido uma referência do esporte na cidade.”, disse o vereador Paulo Eduardo Gomes.
Clube Central e a tradição na sinuca
Com uma forte tradição na sinuca, o Clube Central se mantém em destaque, liderando o II Torneio Interclubes da Associação de Clubes de Niterói. “Nós atletas vivemos de títulos, mas sem dúvida o maior título é justamente é receber esse carinho e o reconhecimento da população. Agradeço ao Clube Central e à Câmara de Niterói por esse momento. Espero seguir contribuindo para a valorização deste esporte, abrindo cada vez mais portas junto com a Confederação, com os clubes e entidades que nos apoiam. Muito obrigado a todos!” declarou Igor Figueiredo, destacando o apoio do clube e da Confederação Brasileira de Snooker para o desenvolvimento do esporte no Brasil.