Na manhã desta quinta-feira (24), a Prefeitura de Niterói inaugurou o novo Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital Municipal Orêncio de Freitas (HOF), no Barreto. Com uma média mensal de 190 a 200 cirurgias, 800 atendimentos ambulatoriais e 10 mil exames realizados, o HOF é um dos principais centros de atendimento médico da cidade.
Novo CTI Modernizado para Garantir Atendimento de Qualidade
O novo CTI recebeu melhorias estruturais, incluindo renovação elétrica, instalação de novas tomadas e iluminação, além da reforma dos banheiros. Cortinas divisórias foram instaladas entre os leitos para garantir a privacidade dos pacientes. Atualmente, o hospital oferece 72 leitos em sua estrutura.
Segundo o prefeito Axel Grael, essa é mais uma etapa no aprimoramento da saúde pública de Niterói. “Essa é mais uma realização da equipe da Secretaria de Saúde de Niterói, que tem o desafio diário que é cuidar de toda a estratégia, toda a política pública de saúde da cidade. A Saúde demanda atenção, investimento, custeio e muita gestão. O Hospital Municipal Orêncio de Freitas é um local de trabalho, vemos isso na paixão dos profissionais que atuam aqui. É uma unidade histórica, é uma unidade que tem todo um carisma. Sempre que se fala no Orêncio, as pessoas falam com muita reverência a história dessa instituição e temos buscado fazer o que é necessário aqui, com investimentos em novos equipamentos e toda a modernização da estrutura do CTI.”
A Importância do HOF na Rede de Saúde Municipal
A secretária municipal de Saúde, Anamaria Schneider, destacou a importância da unidade para a rede de saúde de Niterói. “O HOF é referência em cirurgia e residência médica. A entrega do novo CTI representa um salto na qualidade do atendimento, beneficiando tanto os pacientes quanto os profissionais de saúde.”
O hospital realiza uma ampla gama de exames e procedimentos, incluindo eletrocardiogramas, ultrassonografia, e cirurgias complexas, como gastrectomia, pancreatectomia, e tratamentos para tumores do aparelho digestivo.
Homenagem ao Dr. Agnaldo Zagne
O novo CTI foi batizado em homenagem ao Dr. Agnaldo Luis Lessa Zagne, que atuou por mais de 30 anos na saúde pública de Niterói. Médico e professor na Universidade Federal Fluminense (UFF), ele também ocupou o cargo de secretário municipal de Saúde. Na cerimônia de inauguração, a psicóloga Ana Maria Zagne, viúva do médico, falou emocionada sobre o legado deixado por ele.