Cultura

Casarão histórico será reaberto após restauro em Niterói

Novo ponto de encontro cultural em Niterói! A Casa Norival de Freitas passa por restauro e logo será reaberta. Imagens abaixo.

Foto: Lucas Benevides
Foto: Lucas Benevides

A Casa Norival de Freitas, uma joia arquitetônica no coração de Niterói, está na fase final de uma extensa obra de reforma e restauração. Localizada na Rua Maestro Felício Toledo, no centro da cidade, o imóvel histórico está sendo cuidadosamente restaurado para se tornar um novo ponto de encontro cultural. A reinauguração está prevista para novembro, coincidindo com o aniversário de Niterói, e a expectativa é grande.

O prefeito Axel Grael vistoriou as obras nesta sexta-feira (18), marcando o evento com o plantio de três mudas de pau-mulato, uma espécie representativa da flora amazônica, como parte do projeto de paisagismo do local. “Estamos nessa reta final para a entrega desse novo espaço que está ficando muito lindo. Estamos trabalhando para fazer essa grande entrega para a cidade. Vimos esse espaço destruído. A casa estava abandonada. Então esse é um trabalho feito com muito esmero. Temos um empenho todo especial para que isso aqui fique muito bom. Vai ser um belo presente para a cidade”, explicou o prefeito.

Um Investimento na Cultura e História

Com um investimento municipal de R$ 29,1 milhões, a restauração da Casa Norival de Freitas, também conhecida como Notre Réve, é realizada pela Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa). A obra inclui não apenas a recuperação estrutural, mas também o resgate de elementos originais como assoalhos, forros e ornamentações, seguindo as normas do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) e do Departamento de Preservação do Patrimônio Cultural (DePAC).

“A restauração é conduzida por equipes de alto nível técnico e inclui trabalhos de arqueologia, além de pesquisas iconográficas e arquitetônicas, de acordo com as orientações e as normas do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) e do Departamento de Preservação do Patrimônio Cultural (DePAC). Já foram concluídos os trabalhos de recuperação de elementos originais do casarão como assoalhos, forros e ornamentações”, destacou o secretário Executivo, André Diniz.

Transformação em Centro Cultural

A reforma também envolve a criação de um espaço dedicado ao Programa Aprendiz Musical, destinado à inclusão social por meio do ensino da música. Além disso, um prédio anexo está sendo construído atrás do casarão, que abrigará um auditório com camarim, sede administrativa, estúdio, área de convivência e um terraço com espaço para contemplação.

Galeria de fotos