O prefeito de Niterói, Axel Grael, esteve nesta quarta-feira (16) na Comunidade do Mineirinho, em São Lourenço, Zona Norte de Niterói, para acompanhar o andamento das obras de urbanização da área. Antigamente, a localidade abrigava a fábrica de um tradicional refrigerante e era conhecida como Ponto Cem Réis, devido à tarifa dos bondes. A região tem um importante valor histórico para o crescimento econômico da Zona Norte.
Obras de revitalização avançam na Comunidade do Mineirinho
As intervenções, que estão sendo realizadas pela Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa), fazem parte de um projeto maior de revitalização da região. As equipes já concluíram as obras de drenagem, instalação de iluminação em LED, e a construção de novas quadras de areia e grama sintética, que também ganharam arquibancadas. O piso próximo à quadra também já foi instalado.
Melhorias para a comunidade
Durante a visita, o prefeito Axel Grael destacou a importância do projeto para os moradores. “Essa é mais uma das 500 frentes de obras que temos na cidade. São intervenções que melhoram a qualidade de vida, a urbanização e a autoestima das comunidades. Estamos transformando uma área abandonada em um espaço funcional para os moradores”, afirmou Axel Grael.
Investimentos e novas áreas de lazer
O projeto inclui quadras esportivas, campos de futebol, hortas comunitárias e espaços comunitários. Segundo o prefeito, esses equipamentos serão fundamentais para integrar a comunidade.
“Estamos criando uma horta comunitária e vários outros equipamentos que serão utilizados pelos moradores, mostrando como o investimento público pode transformar o espaço urbano”, disse Axel Grael.
Atualmente, as equipes estão finalizando a área destinada à horta vertical, instalando os quiosques comunitários e os vestiários das quadras. As grades que cercam toda a praça estão em fase de conclusão, assim como a recuperação dos acessos ao espaço.
Investimento e previsão de conclusão
Com um investimento de R$ 5,4 milhões, a previsão é que as obras sejam concluídas até janeiro de 2025. A urbanização faz parte de um pacote maior anunciado pela Prefeitura de Niterói em abril, que beneficiará dez comunidades nos bairros de Cafubá, Largo da Batalha, Maceió, Santa Rosa, Piratininga, São Francisco e São Lourenço, com um total de R$ 170 milhões alocados para essas melhorias.