Os candidatos Rodrigo Neves (PDT) e Carlos Jordy (PL) vão disputar o segundo turno das eleições para prefeito em Niterói. Com 98,24% das urnas apuradas, Rodrigo teve 48,53% dos votos válidos, contra 35,60% de Jordy. Talíria Petrone (PSOL) ficou em terceiro lugar com 12.58% dos votos, e Bruno Lessa (PODE) em quarto com 3,13%. Os demais candidatos não atingiram 1%.
Neste cenário, em que se confirma um segundo turno em Niterói, os votos de Talíria Petrone (PSOL) tendem de maneira natural a migrarem para Rodrigo Neves (PDT), com a possível formação de uma frente ampla de apoio ao candidato progressista, contra o da extrema direita bolsonarista, Carlos Jordy (PL).
Os votos de Bruno Lessa (PODE), mais ao centro, tendem a dispersar, tendo em vista que nos últimos dias, Lessa deu declarações polêmicas acerca de Jordy e sempre criticou Rodrigo Neves.
De acordo com a Constituição Federal, nos artigos 28 e 29, o segundo turno nas eleições municipais está previsto para ocorrer apenas em cidades com mais de 200 mil eleitores. Essa possibilidade é aplicada quando nenhuma chapa de candidatos à prefeitura consegue atingir a maioria absoluta dos votos válidos, ou seja, 50% + 1 dos votos, excluindo votos em branco e nulos.