Cidade

Novos rumos para moradores do "Prédio da Caixa" em Niterói

Saiba mais sobre o edital de chamamento da Prefeitura de Niterói para os proprietários do Prédio da Caixa em Niterói.

Reprodução
Reprodução

A Prefeitura de Niterói publicou no Diário Oficial um edital de chamamento para os proprietários e possuidores de Unidade Habitacional (UH) no edifício Nossa Senhora da Conceição, conhecido como Prédio da Caixa, localizado no centro da cidade.

A ação, sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária (SMHRF), tem como objetivo reunir a documentação necessária para dar prosseguimento ao processo de desapropriação, conforme o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) homologado com a Defensoria Pública e o Ministério Público.

Documentação deve ser entregue até 18 de outubro

Os proprietários e possuidores têm até o dia 18 de outubro, no horário das 10h às 16h, para entregar os documentos na sede da SMHRF, localizada na Praça Fonseca Ramos, s/n, 5º andar, Centro, Niterói – RJ. A lista de documentos pessoais exigidos inclui:

  • Identidade
  • CPF
  • Certidão do Distribuidor Estadual atestando a existência ou inexistência de ações cíveis relacionadas ao imóvel nos últimos 20 anos, especialmente possessórias e reivindicatórias.

Regras para possuidores e herdeiros

Os possuidores de Unidade Habitacional deverão comparecer com a documentação necessária e preencher uma autodeclaração de posse, além de apresentar uma declaração de duas testemunhas reconhecendo a posse do requerente. Essa declaração deve ser feita diante de advogado constituído.

Herdeiros de proprietários também devem fornecer documentos de abertura de inventário, Termo de Inventariante e Formal de Partilha, se aplicável. Importante destacar que essas regras não se aplicam aos núcleos familiares assistidos pela Defensoria Pública.

Documentos que comprovam a posse por cinco anos ou mais

Para comprovar a posse por pelo menos cinco anos, os requerentes precisam apresentar ao menos dois dos seguintes documentos:

  • Fatura de concessionária de serviços públicos (mínimo de 1 por ano)
  • Carnês ou faturas de financiadoras (mínimo de 1 por ano)
  • Comprovantes de pagamento de tributos e taxas (1 por cada ano)
  • Documentos expedidos por órgãos sociais
  • Notas fiscais com endereço residencial
  • Histórico escolar ou carteira de vacinação, com endereço residencial

Entre os documentos que comprovam a propriedade estão a Certidão de registro/matrícula do imóvel e a Certidão de ônus reais.

Consulta ao edital

O Termo de Ajustamento de Conduta e o edital completo estão disponíveis para consulta no site da Prefeitura de Niterói, através do link: https://niteroi.rj.gov.br/cp-smhrf-01-2024/. Não deixe de cumprir os prazos e garantir sua participação no processo de regularização.