Latam Retail Show

Uma leitura especializada da Latam Retail Show 2024

Uma leitura de nossa colunista Nattalia Vinhas, especializada em marketing e varejo, da Latam Retail Show 2024, maior feira do segmento na América Latina

Marcos Gouvêa na abertura do evento | Divulgação
Marcos Gouvêa na abertura do evento | Divulgação

São Paulo foi palco da nona edição do Latam Retail Show neste mês de setembro, evento que traz discussões profundas sobre os desafios e as inovações que prometem moldar o futuro do varejo e do consumo, combinando congresso com mais de 270 palestrantes de peso no setor com a feira de negócios, que neste ano teve como destaque a presença do segmento de marcas próprias, que apresenta grande potencial de crescimento no Brasil.

IA no varejo

Realizado entre os dias 17 e 19, a convenção recebeu mais de 7 mil pessoas e teve a apresentação de 12 pesquisas inéditas, dentre elas a “IA no Varejo”, realizada em parceria com o QualiBest, com 805 pessoas, representando o perfil do internauta brasileiro. O estudo revelou que 61% dos consumidores acreditam que a IA pode aumentar a competitividade por meio de melhores preços e 43% enxergam uma oportunidade de aumentar as vendas, acelerar processos e melhorar a tomada de decisões.

De acordo com Marcos Gouvêa, diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, a tecnologia está revolucionando o varejo, com mudanças significativas, tanto para experiência de compras, quanto para as operações dos lojistas. “O uso da IA está criando um cenário onde os consumidores podem desfrutar de uma experiência de compra mais competitiva e personalizada, enquanto os varejistas têm a oportunidade de otimizar suas operações e acelerar processos decisórios. Além disso, há uma expectativa crescente de que os avanços em IA resultarão em benefícios econômicos a longo prazo, com muitos acreditando que a tecnologia compensará seus custos”, analisa.

Plateia | Divulgação

Consumidos do amanhã

Outra pesquisa de destaque, apresentada por Karen Cavalcanti, sócia da Mosaiclab, foi a Tomorrow’s Consumer Wave 2024, tendo como objetivo inspirar negócios com perspectivas de cenários de mudanças para antecipar, planejar e realizar ações futuras com visão transformadora.

Com crescimento real de +7,2% em julho versus o ano anterior, o varejo total ampliado se mostra fortemente impulsionado pelos setores de veículos, artigos de farmácia, perfumaria e cosméticos, material de construção e móveis e eletrodomésticos, e a pesquisa mostrou os desafios que freiam o consumo e norteiam o comportamento dos consumidores, com mais de 2 mil entrevistados em todo o Brasil.

O estudo aponta para o desafio das apostas nas bets como novos rumos do dinheiro, bem como o advento dos players chineses no segmento, mostrando também o impacto das dívidas no orçamento dos brasileiros, bem como a inflação e a alta dos custos com alimentação no lar.

De acordo com Karen, o consumidor está cada vez mais crítico, impulsivo e menos fiel às marcas: “Os consumidores estão mais reflexivos e exigentes, propensos a comportamentos de compra menos leais às marcas, influenciados por ofertas, tendências e maior acesso à informação, principalmente pela influenciada rede social”.

Prêmio Líderes que Inspiram Líderes

Tradicional no congresso, o Prêmio Líderes que Inspiram Líderes de 2024 foi do Ceo do Grupo Azzas 2154, Alexandre Birman: “Foi uma honra de receber o prêmio, ainda mais sendo uma homenagem ao legado de Abílio Diniz, que é uma eterna referência e inspiração para mim. Tem um significado muito especial essa premiação, que carrega um nome tão importante para nosso setor e para nosso país. Estou muito grato pelo reconhecimento, que, sem dúvidas, é fruto do trabalho de uma equipe dedicada, movida pela inovação e pelo desejo de impulsionar, cada vez mais, o varejo de moda”, disse o executivo.

O papel do varejo físico em tempo digitais

Sempre presente no Latam, Luiz Alberto Marinho, Sócio da Gouveia Malls, conduziu o painel THE POWER OF PLACES, levando ao palco executivos que citaram cases representativos. De acordo com Marinho, a construção do senso de lugar vem acompanhada de resultados econômicos, que viabilizam as operações. ”Em tempos digitais, nunca precisamos tanto de lugares acolhedores, inclusivos e socializantes como hoje. Transformar espaços em lugares: essa é uma enorme oportunidade para lojas, parques, shopping centers”, explicou.

Dentre os cases apresentados, destaque para o papel da prestação de serviços na Ecovilla RiHappy, localizada dentro do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, que já representa mais de 50% do faturamento da operação. “A área de venda de brinquedos é apenas parte de algo bem maior e mais interessante para crianças e suas famílias. O espaço tem teatro, brinquedão, salas para oficinas e muita diversão em toda parte. O objetivo do Ecovilla é oferecer um lugar para descobertas, conexão, expressão, aprendizado e, principalmente, muita brincadeira. Materializa o propósito da Ri Happy de que o brincar ajuda a desenvolver as crianças. De quebra, ajuda a reforçar a imagem da marca e vender produtos”, conta Marinho junto ao CEO da rede de lojas.

O painel contou ainda com o case da Ubba, em Lisboa, com o conceito de shopping center resort, e do Parque Ibirapuera, que passou a ser gerido pela Urbia e agregou restaurantes, adicionou quadras esportivas e uma gama de eventos, trazendo experiências memoráveis para visitantes e números representativos.

Conclusão

Foram três dias de muito aprendizado e troca de conhecimentos. Duas grandes palestras com Caito Maia, da Chilli Bears, e Alê Costa, da Cacau Show, empolgaram a audiência! “O evento nos desafia enquanto profissionais, executivos, dirigentes e brasileiros, a contribuirmos de maneira mais efetiva no setor em que atuamos e para a sociedade”, conclui Marcos Gouvêa.

Nattalia Meato Vinhas é fundadora da N! Múltiplas Soluções em Marketing