Proprietários do carro modelo Nissan Kicks no Estado do Rio de Janeiro agora tem motivos para se preocupar. É que o Governador Cláudio Castro resolveu divulgar nas redes sociais e no site do Governo do Estado que o modelo das novas viaturas, destinadas às unidades subordinadas à Subsecretaria de Inteligência da Polícia Militar é o Kicks.
Nas redes sociais, seguidores de Castro comentaram no vídeo divulgado por ele, criticando a atitude do governador. Comentários revelam o óbvio, proprietários do modelo estão com medo de serem confundidos com policiais, por criminosos. Em defesa, Cláudio Castro disse que na sua visão não tem problema, tendo em vista que “viaturas descaracterizadas utilizadas pela Polícia Militar são carros populares no Brasil” e ele diz que não usará apenas esse modelo.
O modelo Kicks da marca Nissan fabricado em 2024 possui versões mais básicas até as mais completas e variam, segundo a tabela FIPE, de R$ 101.564,00 até R$ 125.884,00.
“As viaturas descaracterizadas utilizadas pela Polícia Militar são carros populares no Brasil. Não utilizamos somente o modelo que mostramos no vídeo, ele só aparece para representar essas viaturas. Mais importante é o investimento que estamos fazendo na área de segurança do Rio de Janeiro e como toda população vai ser beneficiada com essa iniciativa.” diz Claudio Castro.
Entretanto, no próprio site do Governo do Estado, é divulgado que os novos carros da inteligência da PM são do modelo Nissan Kicks. “As novas viaturas, todas descaracterizadas e do modelo Nissan Kicks, serão destinadas às unidades subordinadas à Subsecretaria de Inteligência da Polícia Militar. Essas instituições desempenham um papel crucial nas operações estratégicas da corporação, focadas em ações investigativas e no monitoramento de organizações criminosas.” diz o Governo do Estado.
Ao todo foram entregues 38 viaturas do modelo e um segundo lote de viaturas está previsto para ser entregue até o fim de outubro, completando o “reforço logístico planejado para a área de inteligência”.
Vídeo divulgado por Castro
“Antes, o policial ficava infiltrado, colocando sua vida em risco para realizar o trabalho de inteligência. Hoje, eles podem utilizar drones de última geração para captar imagens. Há alguns anos, as viaturas do serviço de inteligência eram sucateadas. Agora, são novas. Todo o investimento em tecnologia, em pessoal e nos equipamentos está colocando a nossa inteligência no topo, o que resulta na otimização das ações” disse o governador Cláudio Castro.