Na manhã deste sábado (21), um ônibus da linha 60 do BRT colidiu violentamente contra uma pilastra do Elevado do Gasômetro, na Avenida Brasil, próximo ao Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), no Rio de Janeiro. O acidente deixou ao menos 50 feridos, com pelo menos 5 vítimas em estado grave. O ônibus seguia pelo corredor TransBrasil, que conecta a Zona Oeste ao Centro da cidade. (Vídeos abaixo)
De acordo com informações iniciais, o motorista do ônibus, que ficou preso nas ferragens, teria passado mal enquanto dirigia, o que pode ter causado a colisão. Testemunhas no local afirmam que ele parecia ter dormido ao volante. A polícia militar está no local, auxiliando nas operações de resgate e controle do trânsito.
Pedestres na pista do BRT aumentaram a gravidade
Além do mal-estar do motorista, testemunhas relataram que pedestres estavam atravessando a pista exclusiva do BRT no momento da colisão, o que pode ter contribuído para a gravidade do acidente.
Resgate e atendimento
Equipes do Corpo de Bombeiros e do SAMU agiram rapidamente para socorrer as vítimas. O motorista do ônibus, que ficou preso nas ferragens, foi resgatado com grande dificuldade. Dos 40 feridos, 5 estão em estado grave e foram levados para os hospitais Souza Aguiar, Miguel Couto e Salgado Filho.
Trânsito e impactos na região
O acidente causou grande congestionamento na Avenida Brasil e no corredor TransBrasil, impactando a circulação na região. A polícia está orientando os motoristas e pedindo que evitem a área.