Polícia

Delegacia em Niterói faz operação contra quadrilha que aplica golpes em idosos

Quadrilha de estelionatários que aplica golpes em idosos é alvo de operação policial. Saiba mais sobre a Operação Fraus.

77ª DP (Icaraí) | Divulgação
77ª DP (Icaraí) | Divulgação

A Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol), por meio da 77ª DP (Icaraí), e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público, realizam a “Operação Fraus”, nesta quinta-feira (19/09), para cumprir mandados de prisão preventiva contra uma quadrilha de estelionatários especializada em golpe contra pessoas idosas.

Participam da ação equipes da 15ª Delegacia de Acervo Cartorário (Deac), Coordenadoria de Recursos Especiais (Core); 62ª DP (Imbariê) e da Polícia Militar.

A investigação começou após uma vítima registrar o caso na 77ª DP (Icaraí). A 15ª (Deac) também recebeu informações da atuação da quadrilha e realizou diligências para identificar os criminosos. Segundo os agentes, a quadrilha teria causado prejuízo de cerca de R$ 150 mil às vítimas. As equipes levantaram informações e realizaram um trabalho de inteligência para identificar os autores e desarticular o esquema fraudulento.

De acordo com as investigações, os autores obtinham acesso aos dados pessoais e bancários das vítimas, se passavam por funcionários do banco, entravam em contato, informavam que o talão de cheque havia sido clonado e pediam para que os idosos o rasgasse. No entanto, as folhas haviam sido clonadas, assim como as linhas telefônicas dos clientes.

Os criminosos apresentavam as folhas de cheque clonadas no caixa do banco e sacavam os valores. Para confirmar a transação, os funcionários das agências bancárias ligavam para os clientes, mas integrantes da quadrilha atendiam e confirmavam a emissão do cheque, concretizando o saque fraudulento e lesando as vítimas.