Agenda

Exposição reúne obras de 31 artistas no Reserva Cultural Niterói

Divulgação
Divulgação

Com a participação de 31 artistas, a exposição “Paralela EIXO – Amar o Âmago” é aberta neste sábado (14), no Reserva Cultural, em São Domingos, Niterói. Além da mostra presencial, uma versão virtual também estará disponível, onde um segundo trabalho dos artistas será exposto no site da Galeria EIXO, organizadora do projeto.

Entre os artistas que participam da exposição estão Adriana Montenegro, Ana Lima, Ana Lupinacci, Ana Rutter, Anderson Sang, Barthô Havilah, Conceição Durães, Cris Marcos, Douglas Abreu, Eduardo Baltazar, Fernanda Peralta, Flávia Pinheiro, Glória Conforto, Herbert Markenson, Laura Martínez, Let Cotrim, Lucas Mourão, Lúcia Costa, Luciane Villanova, Marian Starosta, Marie-Ange Giaquinto, Patrícia Abreu, Priscilla Ramos, Regina Moura, Renata Imperial, Renaya Dorea, Rose Aguiar, Rosi Costah, Rossana Jardim, Sandra Becker e Silvia Neves.

Muitos dos artistas estão estreando no circuito artístico da cidade, como é o caso do niteroiense Douglas Abreu. Formado em design gráfico, Douglas equilibrava a criação de capas de livros com sua carreira de bancário até 2022, quando decidiu se dedicar integralmente à arte. Na exposição, ele apresenta a obra “Ploquete” e, na versão online, “Liberdade”, ambas em acrílica sobre papel.

Divulgação

Douglas compartilhou que o nome “Ploquete” foi inspirado na música “Ploquet, Pluft, Nhoc”, de Dorival Caymmi, que integrou a trilha sonora da primeira versão da série de TV “Sítio do Picapau Amarelo”.

“Numa viagem recente à cidade de Macuco (RJ), onde passei parte da minha infância, fomos catar jabuticaba no pé. A música e as lembranças daquela época vieram imediatamente à cabeça: criança brincando, descalço, solto, na rua, com primos e amigos numa pequena cidade do interior e uma camisa velha para guardar todas as felicidades de menino catadas pelo caminho”, explicou Douglas, de 55 anos, que atualmente aprimora suas técnicas de pintura na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio.

A obra “Liberdade”, por sua vez, representa um período mais seguro e experimental do artista, que se define agora como mais expressionista.

Serviço

  • Exposição “Paralela EIXO – Amar o Âmago”
  • Inauguração: 14 de setembro, às 18h
  • Local: Galeria EIXO RESERVA – Reserva Cultural Niterói, Av. Visconde do Rio Branco, 880, São Domingos
  • Visitação: Quarta a domingo, das 15h às 19h
  • Exposição virtual: www.eixoarte.com
  • A mostra estará em cartaz até 27 de outubro.