Aconteceu

VÍDEO: Jacaré solto assusta moradores em Niterói

Jacaré solto em Niterói: Moradores em pânico com a presença do animal na Região Oceânica. Veja os vídeos do resgate.

Reprodução/Instagram: @hermesbeer
Reprodução/Instagram: @hermesbeer

Na noite desta sexta-feira (13), um jacaré foi visto solto na rua que margeia a Lagoa de Piratininga, no Parque Orla, Região Oceânica de Niterói. Moradores no local ficaram em pânico, muito assustados e preocupados com a situação. A Guarda Ambiental foi acionada através do CISP, e fez o resgate do animal. (Vídeos abaixo)

A Secretaria de Ordem Pública informou que o animal foi resgatado e reintegrado ao seu habitat. Em nota enviada ao cidadedeniteroi.com, a secretaria nega que o telefone do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) não atendeu ao chamado. “A ocorrência foi feita e até a chegada das equipes de resgate da Coordenadoria de Meio Ambiente da Guarda Municipal, agentes da 5ª inspetoria foram deslocados até o local, por Guardas Municipais que atuam no Cisp.” diz trecho da nota.

“O chamado da moradora que acionou órgão foi registrado com o número de protocolo 19632/2024. A Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal orienta que aos se deparar com um animal silvestre a população não deve se aproximar ou tentar alimentar. Entrar em contato através do 153 no Cisp, para que seja feito o resgate.” diz a nota.

Reintegração

A Guarda tem um procedimento para cada tipo de demanda. Após serem acionados, capturam o animal que tem suas condições físicas avaliadas pela equipe e, caso não apresente nenhum tipo de ferimento, é reintegrado à unidade de conservação mais próxima.

Já os que foram capturados e apresentam algum tipo de ferimento são encaminhados para instituições como o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), que fica em Vargem Pequena, na Zona Oeste do Rio; Econservation, empresa de estudos e projetos ambientais, Centro de Triagens de Animais Silvestres (Cetas), em Seropédica; ou Instituto Vital Brazil quando é o caso de cobra venenosa.

Vídeos