Cidade

Niterói começa a tão esperada reforma da Cantareira

Local sediará novo Distrito de Economia Criativa e Inovação de Niterói

Ordem de Início às obras na Cantareira | Foto: Alex Ramos
Ordem de Início às obras na Cantareira | Foto: Alex Ramos

O prefeito de Niterói, Axel Grael, assinou nesta terça-feira (10) a ordem de início da reforma do prédio da Estação Cantareira, localizado em São Domingos. O local sediará um novo Distrito de Economia Criativa e Inovação da cidade, um centro de formação em Audiovisual e espaço multiuso para eventos. A obra está orçada em cerca de R$ 40 milhões e deve durar 18 meses.

“Além de abrigar o polo com a parte de inovação da economia criativa, a nova Estação Cantareira será um espaço multiuso, com a flexibilidade que a gente precisa para diferentes tipos de aproveitamento. Com uma orientação muito cuidadosa do Depac, vamos recuperar mais esse patrimônio histórico de Niterói, assim como estamos fazendo com a Casa Norival de Freitas, no Centro, e com o Castelinho do Gragoatá”, ressalta Grael.

O novo centro de inovação abrigará empreendimentos de diversos segmentos, como mentorias, negócios, formação e eventos técnicos. As atividades serão relacionadas a temas considerados prioritários da cidade, mapeadas pelo projeto de fortalecimento do ecossistema local da secretaria municipal de Ciência e Tecnologia, que deu origem ao AldeiaTech.

Foto: Alex Ramos

“O mapeamento identificou as áreas de saúde, tecnologia da informação e comunicação, economia do mar, economia criativa e transição energética como prioridades em Niterói. Será um espaço de fomento à ciência, tecnologia e inovação. Todo esse movimento traz a possibilidade de realizarmos vários eventos na cidade, reafirmando Niterói como uma cidade inovadora. Dentre eles, o Unique Summit, da rede Global Startup CIties, que Niterói faz parte, que será sediado em 2025”, adianta Valéria Braga.

O projeto da Cantareira foi planejado para ter flexibilidade para que o novo espaço possa também receber eventos, shows e feiras. O projeto arquitetônico foi pensado para privilegiar a manutenção das linhas originais da fachada da antiga estação das barcas. Durante a execução das obras, será desenvolvido o planejamento para a implantação do polo de formação audiovisual no local. No entorno do prédio, ficará o Museu do Cinema, onde junto ao complexo do Reserva Cultural, completando a grande vocação da região para atividades criativas.

Foto: Alex Ramos

“O espaço da Cantareira sempre foi uma referência cultural para Niterói e agora continuará sendo. A revitalização da Cantareira vai dar ainda mais vida para a cidade e, principalmente, para todo o entorno do bairro de São Domingos, com novas oportunidades de empregabilidade e de um futuro melhor para a cidade”, defende o secretário Executivo da Prefeitura, André Diniz. 

Estação Cantareira

Tombada por meio da Lei nº 1.063/92, a Estação faz parte do conjunto arquitetônico e histórico do Bairro de São Domingos. O prédio foi desapropriado pela atual gestão, em dezembro de 2022, pelo valor de R$ 21 milhões, após aprovação da Câmara Municipal de Niterói.

A destinação pública do prédio sempre foi uma grande reivindicação dos setores culturais da cidade e a sua restauração e disponibilidade para o uso público faz parte do esforço da Prefeitura para a proteção ao patrimônio histórico e artístico de Niterói, que inclui ainda as obras de restauração da Ilha da Boa Viagem, da Casa Norival de Freitas, do Cine Icaraí, do Castelinho do Gragoatá e do Casarão da Alameda São Boaventura. Este conjunto de obras representa o maior investimento em patrimônio histórico e cultural já realizado em Niterói.