Niterói vai eternizar o nome de Sergio Mendes, um dos maiores ícones da música brasileira no mundo, ao batizar o novo Cinema Icaraí como Cine Concerto Sergio Mendes. O local, que será transformado em um complexo cultural, possui grande importância na vida do artista, que nasceu no bairro de Icaraí e deu seus primeiros passos na música se apresentando aos 16 anos no bar Le Petit Paris, vizinho ao antigo cinema. Curiosamente, seu cachê na época consistia em apenas duas cubas libres e batatas fritas.
“Sérgio Mendes vai batizar o novo Cinema Icaraí como “Cine Concerto Sérgio Mendes” e vai ganhar uma estátua na Praça Getúlio Vargas, na altura de onde ficava o famoso bar Petit Paris, onde Sérgio iniciou a carreira. O antigo cinema servirá também como sede para a Orquestra Sinfônica Nacional da UFF, que ali fará ensaios e apresentações.” informou a Prefeitura de Niterói.
Além de homenagear o músico, o espaço será a nova sede da Orquestra Sinfônica Nacional da UFF, onde serão realizados ensaios e apresentações. O antigo cinema se tornará um centro de cultura que simboliza a conexão profunda de Sergio Mendes com sua cidade natal.
Sergio Mendes deixou o Brasil em 1964, no início do regime militar, e estabeleceu-se em Los Angeles, onde construiu uma carreira internacional de sucesso. Apesar de sua vida no exterior, o músico, que faleceu nesta sexta-feira (6) aos 83 anos, sempre reconheceu o impacto que Niterói teve em sua música.
Em mais um gesto de tributo ao legado do artista, o prefeito Axel Grael também anunciou que Sergio Mendes ganhará uma estátua na Praça Getúlio Vargas, em frente ao local onde ele iniciou sua trajetória musical. A estátua será uma homenagem permanente a um filho ilustre de Niterói, cujas notas ressoaram pelo mundo inteiro.