Em uma final eletrizante, Rebeca Andrade conquistou a medalha de ouro no solo da ginástica artística nas Olimpíadas de Paris 2024, consolidando-se como a maior atleta olímpica da história do Brasil com um total de seis medalhas.
Na manhã desta segunda-feira (5), na Arena Bercy, Rebeca se apresentou com uma performance impecável, alcançando a nota de 14.166. Sua rival americana, Simone Biles, ficou com a prata, obtendo 14.133, enquanto Ana Bărbosu, da Romênia, levou o bronze com 13.700.
A competição começou com a italiana Manila Esposito, que sofreu várias falhas em sua série e terminou com 12.133. Rebeca Andrade foi a segunda a se apresentar, realizando uma série excepcional nos mortais e garantindo a nota 14.166.
A chinesa Ou Yushan, terceira a se apresentar, teve um bom desempenho inicial, alcançando a nota de 13.000. Rina Kishi, do Japão, enfrentou alguns desequilíbrios e ficou com 13.166.
Rivais e a Consagração
Ana Bărbosu, da Romênia, apesar de alguns erros, obteve a nota 13.700. Alice D’Amato, da Itália, teve pequenos desequilíbrios, mas conseguiu uma boa série, fechando com 13.600.
Simone Biles, penúltima a se apresentar, pisou fora do tablado duas vezes, mas executou uma série de alta dificuldade, alcançando 14.133. A romena Sabrina Voinea, última a se apresentar, fez uma série quase perfeita e conseguiu a nota de 14.700.
Vitória e Legado
Rebeca Andrade, com sua nota de 14.166, superou todas as adversárias e garantiu seu lugar no topo do pódio. Com esta vitória, Rebeca não só trouxe orgulho para o Brasil, mas também se estabeleceu como a maior atleta olímpica do país, inspirando futuras gerações de ginastas.