Longa-metragem, de Tetê Mattos, que conta a história da Rádio Fluminense FM, será lançado na Sessão Première Brasil – Retratos Longa do Festival do Rio
No próximo dia 14 de dezembro, sábado, às 18h, no Estação Net Gávea, o Festival do Rio exibirá pela primeira vez o longa-metragem A Maldita, da cineasta Tetê Mattos, na sessão Première Brasil – Retratos Longa do Festival do Rio. O longa traça a trajetória da Rádio Fluminense FM, considerado um dos mais importantes veículos de comunicação do país que emergiu na década de oitenta, junto com a Geração Rock 80.
O filme parte de um olhar sobre a rádio. O longa utiliza um vasto material de arquivo com áudios dos programas da rádio, imagens em movimento das festas da Fluminense, e imagens do estúdio. O filme também conta com a participação de ouvintes, músicos de várias gerações dos anos 80 e 90, como integrantes da geração Rock 80, da vanguarda paulista, de bandas punk, eletrônico, locutoras, radialistas, e jornalistas e críticos. assina o roteiro do longa é Tetê Mattos e Allan Ribeiro.
“A Maldita é um desdobramento do curta-metragem que realizei em 2007, e foi premiado no Festival do Rio, como melhor filme pelo voto do público. Como sou niteroiense, sempre me interesso por histórias da minha cidade, e um dia quando entrei na livraria em Niteroi, vi o livro do Luiz Antonio Mello, me veio a ideia de fazer um curta metragem sobre o tema. Depois de anos de pesquisa, o projeto foi contemplado pelo Edital da RioFilme e do Canal Brasil, e traz um pouco do universo cultural da juventude que cresceu num regime de ditadura militar. A rádio se destaca no momento de abertura política, pois era um veículo de muita liberdade e independência”, afirma a diretora, Tetê Mattos.
Ficha Técnica:
Empresa Produtora: Artifício Cinematográfico e Viralata Produções
Direção: Tetê Mattos
Produção Executiva: Luiz Guimarães de Castro
Roteiro: Tetê Mattos e Allan Robeiro
Direção de Fotografia: Alex Araripe
Direção de Produção: Bernardo Thedim
Som Direto: Toninho Muricy
Montagem: Allan Ribeiro e Luiz Guimarães de Castro
Direção de Arte: Ana Paula Cardoso
Edição de Som: Luís Eduardo Carmo
Mixagem: Damião Lopes
Videografismo: Renato e Rico Vilarouca, Inácio Freitas
Pesquisa: Remier Lion Rocha
Serviço: A Maldita
Sessões no Festival do Rio
14 de dezembro (sábado) às 18h, no Estação NET Gávea, na Rua Marquês de São Vicente, 52 – 4º piso. O filme será exibido na Première Brasil – Retratos Longa do Festival do Rio. Outras sessões de “A Maldita” no Festival do Rio (venda de ingressos).
Domingo, 15/12/2019 – Estação NET Rio 3
Segunda, 16/12/2019 – Estação NET Gávea 4