TURISMO – Os principais atrativos de Niterói, o Museu de Arte Contemporânea (MAC), a Fortaleza de Santa Cruz, o Parque da Cidade, ficaram lotados de turistas, neste final de semana, atraindo cerca de 3 mil visitantes. Já nesta segunda-feira, o MAC, também, recebeu dezenas de turistas. A maioria veio dos EUA, Argentina, França, Alemanha, Nova Zelândia, Haiti e Itália. A Neltur deu início nesta segunda-feira, o city tour com o Ônibus de Turismo , levando um grupo de turistas argentinos.
O micro-ônibus sairá, diariamente, do Centro de Informações Turísticas do Caminho Niemeyer, a partir das 10h. Funcionará das 10h às 14h, de hora em hora, com monitores bilíngues.O roteiro começa pelo Caminho Niemeyer e tem no itinerário a orla, polos gastronômicos, MAC, Parque da Cidade e Fortaleza de Santa Cruz, entre outros atrativos.
Na última sexta-feira, dia 5/8, a Prefeitura de Niterói, através da Niterói Empresa de Turismo e Lazer, inaugurou o Centro de Informações Turísticas na Praça Araribóia, com atendentes bilíngues , sua nova folheteria e espaço para os artesãos da Casa do Artesão exporem e venderem seus trabalhos. As peças artesanais foram transformados em souvenis com temas olímpicos e sobre os atrativos da cidade.
José Haddad, presidente da Neltur, ressaltou que o Centro está na entrada da cidade, bem em frente as Barcas. Os turistas que chegarem vão dar de cara com o Centro de Informações. “Já temos muito turistas na cidade e a expectativa é que venham muito mais”, destacou.
Já na abertura do Centro, o casal colombiano Natália e Antonio Jaramillo disse que veio para conhecer as praias de Niterói. “Fiquei muito impressionada com a maneira como fomos tratadas na cidade. Eles nos deram todas as informações sobre tudo, desde belezas naturais a gastronomia e, com muita atenção, nos explicando passo a passo os roteiros que podemos fazer. Estamos encantados com as praias de Niterói e com o Museu de Arte Contemporânea, que é de uma beleza e arquitetura únicas”, disse a colombiana.
No último sábado, dia 6, um grupo de nove jornalistas, que está hospedado no Rio de Janeiro cobrindo os Jogos Olímpicos Rio 2016, participou de um city tour, oferecido pela Neltur, e almoçou no Restaurante Confraria, na Rua Nóbrega, em Icaraí, que faz parte do Cardápio Olímpico. Com a visita dos jornalistas, a Neltur inaugurou a linha Niterói Turismo, com city tour diário e de graça , para os turistas no período olímpico.
Os jornalistas ficaram encantados com as obras do Caminho Niemeyer, a Ilha da Boa Viagem, O MAC, o Parque da Cidade e a Fortaleza de Santa Cruz e o Museu de Arte Contemporânea, onde foram recebidos por José Haddad, presidente da Neltur.
Para o presidente da Neltur, José Haddad, além das delegações ( mais de 10), que se hospedaram em Niterói, a cidade está recebendo centenas de turistas e, agora, este grupo de jornalistas, através da parceria com Media Center da Rio 2016:” Muitos desses jornalistas que vieram hoje podem até encontrar pessoas de seus países e cidades aqui, porque estamos recebendo muitos turistas e visitantes. E a cidade com absoluta certeza ainda vai receber muita gente vinda do Rio de Janeiro”, destacou.
O jornalista Maicon Roberto destacou as belezas das paisagens de Niterói. O jornalista Rodrigo Teixeira também ficou encantado coma cidade. A argentina Ana Schlimovic disse que a passagem pelo museu foi o ponto alto do passeio”.
A repórter Karolliny Valentim, veio com o marido, que é repórter fotográfico. Ela contou que ficou surpresa de forma positiva por não encontrar a Baía de Guanabara tão poluída quanto imaginava, e elogiou o prato olímpico do Boteco Confraria. Já a jornalista e fotografa Ana Schlimovich disse ser uma das mais belas paisagens que já fotografou, oi Parque da Cidade.
Depois do almoço, o grupo visitou a Fortaleza de Santa Cruz da Barra, onde foram recebidos pelo general Diehl Ripoli. O tour terminou no Parque da Cidade, de onde se tem uma das vistas mais deslumbrantes do Rio de Janeiro, deixando os jornalistas extasiados com a paisagem.